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dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorBittencourt, Desirée-
dc.date.accessioned2016-08-16T20:59:19Z-
dc.date.available2016-08-16T20:59:19Z-
dc.date.issued2016-08-16-
dc.date.submitted2016-05-31-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Desirée. Iniciação científica na universidade de Brasília: uma análise da política institucional no período 2011-2013. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21226-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo analisar a iniciação científica na Universidade de Brasília, no período de 2011 a 2013, destacando suas contribuições e seus desafios, impasses e limites frente à necessidade de ampliação do debate acerca dessa política institucional para estudantes de graduação. O foco do estudo foi a importância dos eventos científicos na formação acadêmica dos estudantes, em especial os de licenciatura em Letras e bacharelado em Engenharias Mecânica e Mecatrônica. Ademais, considerou a relevância desses eventos para a interação entre os estudantes e os profissionais do campo de conhecimento. A pesquisa foi do tipo exploratória e realizada na abordagem qualitativa, embora recorra a dados quantitativos para proceder às análises sobre o tema, devido à natureza deste. Nessa perspectiva, discute a iniciação científica como política pública, focalizando-a no âmbito dessa universidade, tomando como referência os cursos mencionados. Além de revisão bibliográfica, o estudo contou com a coleta de dados realizada em duas etapas: (i) análise documental, que contemplou, entre outras, as seguintes fontes da universidade pesquisada: anuário estatístico no interstício do estudo, estatuto, regimento, legislação pertinente ao tema, projetos, resoluções e o Sistema de Graduação (Sigra); (ii) informações provenientes das entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos da pesquisa – gestores institucionais da UnB, no caso, o reitor em exercício no período de 2011 a 2013, o decano do Decanato de Ensino de Graduação e os dois coordenadores dos cursos de graduação que atuaram no mesmo período pesquisado. Os resultados da pesquisa demonstram a importância do Programa de Iniciação Científica para o discente do curso superior, destacando o papel complementar de melhoria da sua análise crítica; maturidade intelectual e social; compreensão da ciência e possibilidades futuras, tanto acadêmicas como profissionais. Desse modo, estar em eventos acadêmicos nacionais ou internacionais é ampliar nosso campo de conhecimento, absorvendo informações novas. Por isso, a UnB incentiva os acadêmicos a terem essas experiências para que possuam conhecimentos que serão levados ao longo da vida.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleIniciação científica na universidade de Brasília : uma análise da política institucional no período 2011-2013en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliaen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.subject.keywordFormação acadêmicaen
dc.subject.keywordIniciação científicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21226-
dc.description.abstract1This dissertation aimed to analyze the scientific research at the University of Brasilia, in the period 2011-2013, highlighting their contributions and challenges, dilemmas and limits faced with the need to expand the debate on this institutional policy for graduate students. The focus of the study was the importance of scientific meetings at the academic formation of the students, especially the degree in Literature and a BA in Engineering Mechanics and Mechatronics, and considered the relevance of these events for interaction between students and professionals in the field of knowledge. The research was exploratory type and performed a qualitative approach, while recourse to quantitative data to carry out the analysis on the subject, due to the nature of this. In this perspective, discusses the scientific research and public policy, focusing it within the university, by reference to the mentioned courses. In addition to literature review, the study included the collection of data carried out in two steps: (I) documentary analysis, which included, among others, the following sources of researched university: statistical yearbook in the study interstices, statute, regulations, relevant legislation the theme, projects, resolutions and Grading System (Sigra); (II) information from semi-structured interviews with the subjects - institutional managers of UNB in the case, the president in exercise in the period from 2011 to 2013, dean of the Deanery of Graduate Education and the two coordinators of the undergraduate courses who acted in the same period surveyed. The survey results demonstrate the importance of the Scientific Initiation Program for students of higher education, highlighting the complementary role of improving their critical analysis; intellectual and social maturity; understanding of science; and future possibilities both academic and professional. Thus, be national or international academic events, is to expand our field of knowledge, absorbing new information. So UNB encourages scholars to have these experiences so they have knowledge that will be taken throughout life.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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