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2016_VanessaAparecidaLealFaria.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeiffer-
dc.contributor.authorFaria, Vanessa Aparecida Leal-
dc.date.accessioned2016-08-05T18:05:19Z-
dc.date.available2016-08-05T18:05:19Z-
dc.date.issued2016-08-05-
dc.date.submitted2016-03-31-
dc.identifier.citationFARIA, Vanessa Aparecida Leal. Efeitos de um treinamento com instrução, videomodelação e feedback sobre a aquisição de classes de respostas que compõem a leitura dialógica. 2016. viii, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21164-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2016.en
dc.description.abstractO procedimento de leitura dialógica pode ser caracterizado pelo diálogo (entre adulto e criança) no decorrer da leitura de um livro, realizada em voz alta, pelo adulto. O presente estudo buscou avaliar os efeitos do treinamento com instrução, videomodelação e feedback sobre a aquisição de classes de respostas que compõem a leitura dialógica utilizando-se um delineamento de linha de base múltipla entre sujeitos. Participaram desta pesquisa um pai e duas mães. Os participantes foram submetidos a três intervenções por meio de instruções, videomodelação e feedback. Cada intervenção visou o ensino de uma classe de respostas componente da leitura dialógica: Prompts da categoria Conteúdo (Intervenção 1); Reforço e Ampliação de respostas adequadas (Intervenção 2); e Prompts das categorias Antecipação, Pessoal e Relembrar (Intervenção 3). A frequência de prompts e consequenciações dirigidas às crianças durante as sessões de leitura foi registada utilizando o instrumento ADORE (Adult Dialogic Reading Evaluation). Os resultados sugerem, de forma geral, que o treino foi eficaz para o ensino da leitura dialógica. Observou-se um efeito mais consistente do treinamento sobre a classe de respostas prompts de Conteúdo e sobre a classe de resposta Reforço. São discutidas as possíveis variáveis que tenham contribuído para essa diferença na aprendizagem dos repertórios ensinados.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEfeitos de um treinamento com instrução, videomodelação e feedback sobre a aquisição de classes de respostas que compõem a leitura dialógicaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordComportamento verbalen
dc.subject.keywordComportamento - análiseen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21164-
dc.description.abstract1The dialogic reading procedure can be characterized by dialogue (between adult and child) when an adult is reading a book aloud for a child. This study aimed to evaluate the effects of training with instruction, videomodeling and feedback on the acquisition of responses classes that constitute the dialogic reading. A multiple base line design between subjects was used. Participated in this research a father and two mothers. Participants underwent three interventions in which instructions, videomodeling and feedback were used. Each interventions aimed teaching a responses class component of dialogic reading: Content Prompts category (Intervention 1); Reinforcement and Expansion of appropriate responses (intervention 2); and Anticipation, Personal and Recall Prompts category (Intervention 3). The frequency of these behaviors during reading sessions was recorded using the instrument ADORE (Adult Dialogic Reading Evaluation). The results suggest, in general, the use of instructions, videomodeling and feedback was effective for teaching dialogical reading. There was a more consistent training effect on content prompts class and on the Reinforcement response class. Variables that might have contributed to this difference in learning of the trained repertoires are discussed.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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