Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luís Fernando Martins | - |
dc.contributor.author | Buitrago, Nairo David Tarazona | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T21:39:28Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T21:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-20 | - |
dc.identifier.citation | BUITRAGO, Nairo David Tarazona. Aplicabilidade do agregado siderúrgico açobrita misturado com solo em camadas de pavimentos rodoviários. 2016. xviii, 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21145 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. | en |
dc.description.abstract | O agregado siderúrgico, também denominado açobrita, foi desenvolvido pela indústria siderúrgica a partir das escórias de aciaria. Este é um material tratado, com expansão volumétrica controlada, britado e enquadrado numa granulometria definida, desenvolvido para se tornar uma alternativa aos agregados naturais convencionais em obras de pavimentação rodoviária. Neste contexto, esta dissertação visa à avaliação da aplicabilidade do agregado siderúrgico açobrita como constituinte de camadas de base em pavimentos rodoviários. Ressalta-se que esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, o Instituto Aço Brasil - IABR e a Universidade de Brasília – UnB, objetivando também gerar parâmetros no sentido de obter uma normativa DNIT que oriente o uso sistemático deste produto no Brasil. Para esse fim, o DNIT planeja a implantação de trechos experimentais utilizando o agregado siderúrgico em rodovias federais no estado de Minas Gerais (BR120/MG e BR381/MG), próximos às usinas siderúrgicas, utilizando misturas de este, com diferentes materiais como solos naturais, materiais fresados e adições de cimento. Uma mistura de agregado siderúrgico e solo tropical obtido no local onde será executado um dos trechos experimentais (BR 381/MG) foi o tema de estudo nesta pesquisa. Assim, o programa experimental relativo aos ensaios geotécnicos de laboratório, foi definido incluindo a caracterização física e mecânica do agregado siderúrgico, do solo e três misturas destes dois: 70% agregado siderúrgico + 30% solo (M7030), 80% agregado siderúrgico + 20% solo (M8020) e 90% agregado siderúrgico + 10% solo (M9010). Além dos ensaios de caracterização física e mecânica dos materiais, foi determinado o potencial de expansão do agregado siderúrgico pelo método ME 113 (DNIT, 2009), conhecido internacionalmente como método PTM 130. Os resultados dos ensaios mostraram que o agregado siderúrgico açobrita proporciona características adequadas para ser empregado como material de pavimentação, principalmente por obter controle na sua expansão; e que as três misturas de agregado siderúrgico e solo, apresentam desempenho satisfatório, tendo conformidade granulométrica, expansão controlada e altos valores de Índice de Suporte de Califórnia, sendo aplicáveis como material de base de pavimentos rodoviários. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Aplicabilidade do agregado siderúrgico açobrita misturado com solo em camadas de pavimentos rodoviários | en |
dc.title.alternative | Applicability of steel aggregate mixed with soil in layers of road pavements | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Agregado siderúrgico | en |
dc.subject.keyword | Açobrita | en |
dc.subject.keyword | Pavimentos rodoviários | en |
dc.subject.keyword | Rodovias - Brasil | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21145 | - |
dc.description.abstract1 | The steel aggregate also called steel-gravel was developed by the steel industry from steel slag. The steel-gravel is a material treated with controlled volumetric expansion, crushed and framed in a specific granulometry developed to become an alternative to conventional natural aggregates in road paving. In this context, this thesis is aimed at assessing the applicability of the steel-gravel layer as aggregate base and sub-base of pavements. It is noteworthy that this research was developed through a partnership with the National Department of Transport Infrastructure - DNIT, the Brazil Steel Institute - IABR and the University of Brasilia - UnB, aiming also generate parameters in order to obtain a DNIT standards to guide the systematic use of this product in Brazil. To this end, the DNIT will deployment of experimental sections using steel-gravel on federal roads in the state of Minas Gerais (BR-120/MG and BR381/MG), near the steel mills, using mixtures of steel-gravel with different materials such as natural soil materials milled and cement additions. A mixture of steel-gravel and tropical soil obtained at the place where will run one of the experimental sections (BR 381/MG) was the subject of study in this research. Thus, the experimental program relating to the geotechnical testing laboratory, was decided to perform the physical and mechanical behavior of the steel-gravel and soil as well as the blends of them: 70% steel-gravel + 30% soil (M7030), 80% steel -gravel + 20% soil (M8020) and 90% steel-gravel + 10% soil (M9010). In addition to the testing of physical and mechanical characterization of materials, it was determined the potential for expansion of the steel aggregate by the method ME 113 (DNIT, 2009), internationally known as PTM 130 method. The test results showed that the steel-gravel provides adequate characteristics to be used as aggregate paving mainly because it has the expansion controlled; and that the three mixtures of steel aggregate and soil, have satisfactory performance, having particle size accordingly controlled expansion and high California bearing ratio values, are applicable as the base material for road pavements. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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