Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21137
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ClaytonMeijiIto.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A matemática para alunos que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação do Distrito Federal
Autor(es): Ito, Clayton Meiji
Orientador(es): Matos, Helder de Carvalho
Assunto: Medidas socioeducativas de internação
Socioeducação
Matemática - estudo e ensino
Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS)
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: ITO, Clayton Meiji. A matemática para alunos que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação do Distrito Federal. 2016. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem por objetivo apontar caminhos para a aprendizagem significativa nas escolas das Unidades de Internação de Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação estrita no Distrito Federal. Para tanto foi feito uma pesquisa com os professores regentes destes estabelecimentos com o intuito de traçar um perfil desse jovem em sala de aula a partir das observações de seus professores. Também, foi aplicada uma avaliação diagnóstica aos alunos da escola da Unidade de Internação de Saída Sistemática – UNISS, estabelecimento onde estão matriculados os adolescentes quem cumprem a parte final de sua medida socioeducativa, com o intuito de verificar a aprendizagem de diversos conteúdos da matemática. Os resultados dessa avaliação mostraram a necessidade de mudanças na prática pedagógica e diversas outras necessárias, mas que dependem de outros órgãos competentes. A pesquisa bibliográfica serviu para embasar pontos mencionados pelos professores como fatores que contribuem para a aprendizagem significativa da matemática dentro desse contexto, tais como a didática da matemática atual, a influência do meio, a afetividade, a autoestima, a avaliação e a proposta curricular. Por fim, são sugeridas diversas atividades matemáticas que tiveram êxito ao serem aplicadas aos alunos do sistema socioeducativo e que podem ser utilizadas por todos os professores que buscam uma educação globalizada, diferenciada e motivadora.
The work presented here aims to point out ways to a significant learning process at the juvenile detention unit’s schools, for convicted to social and educational measures in strict detention at Distrito Federal. To do so there was done a research with the effective teachers in this establishment in order to trace a profile of this young people in the classroom from the teacher’s observations. A diagnosed evaluation was also applied to the students of Unidade de Internação de Saída Sistemática – UNISS school, establishment which are registered the teenagers that are doing the final time of their social and educational measures, in order to check the learning process of a variety of math subjects. The results of this evaluation show the need for changes in the pedagogical practices and lots of other changes, which ones depend of other competent agencies. The bibliographic research means to support points mentioned by teachers as the factors that contribute for significant math learning in this context, such as the didactic of nowadays mathematics, the environment influences, the affectionateness, the self-esteem, the evaluations and the curricular proposal. Lastly is suggested several mathematical activities that achieved success when applied to the students of the socio-educational system and can be used by all teachers that seek globalized, differentiated and motivational education.
Abstract: The work presented here aims to point out ways to a significant learning process at the juvenile detention unit’s schools, for convicted to social and educational measures in strict detention at Distrito Federal. To do so there was done a research with the effective teachers in this establishment in order to trace a profile of this young people in the classroom from the teachers observations. A diagnosed evaluation was also applied to the students of Unidade de Interna¸c˜ao de Sa´ıda Sistem´atica - UNISS school, establishment which are registered the teenagers that are doing the final time of their social and educational measures, in order to check the learning process of a variety of math subjects. The results of this evaluation show the need for changes in the pedagogical practices and lots of other changes, which ones depends of other competent agencies. The bibliographic research means to support points mentioned by teachers as the factors that contribute for significant math learning in this context, such as the didactic of nowadays mathematics, the environment influences, the affectionateness, the self-esteem, the evaluations and the curricular proposal. Lastly is suggested several mathematical activities that achieved success when applied to the students of the socio-educational system and can be used by all teachers that seek globalized, differentiated and motivational education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21137
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.