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Título: A aquisição do conceito de número em condições especiais : a Síndrome de Down em questão
Autor(es): Vieira, Denise de Oliveira
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Ensino especial
Síndrome de Down
Cognição
Matemática
Data de publicação: Nov-2002
Referência: VIEIRA, Denise de Oliveira. A aquisição do conceito de número em condições especiais: a Síndrome de Down em questão. 2002. 147 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: A intervenção psicopedagógica como método de pesquisa pode ser valiosa, pois evidencia ao mesmo tempo as particularidades do desenvolvimento na aquisição do conhecimento e gera dados para a própria intervenção. Assim, conhecer o processo pelo qual a criança com Síndrome de Down desenvolve suas estruturas de pensamento lógico-matemático pode indicar, também, a mediação apropriada para uma intervenção psicopedagógica eficaz. Por meio de um estudo de caso, nossa pesquisa focou esse desenvolvimento e, em especial, a construção da lógica do sistema numérico, que engloba o conceito de número e a contagem. Desenvolvemos a nossa coleta de dados em três momentos distintos e articulados. Primeiro, avaliamos as competências matemáticas do sujeito com SD e as suas dificuldades. Em seguida, desenvolvemos uma seqüência de sessões, registradas em vídeo e sistematizadas em termos de objetivos, identificação dos materiais psicopedagógicos e descrição das atividades. Analisamos minuciosamente os vídeos, explicitando a seqüência das ações do sujeito, o significado destas ações em relação às suas aquisições de estruturas conceituais e a importância da mediação para o processo. Finalmente, reavaliamos o sujeito. Os resultados indicam que o desenvolvimento cognitivo do sujeito com SD obedece às mesmas etapas descritas por Piaget, sendo harmonioso, repetitivo e demandando mais tempo. Indicam ainda que cada etapa somente caminhará para uma evolução, havendo uma mediação adequada do meio. Evidenciou-se também a preocupação do sujeito com SD em dar a resposta supostamente acertada, indicando que tipo de interação é estabelecida, sobretudo, pela escola; a importância de se considerar as singularidades do indivíduo na escolha do material psicopedagógico. Identificamos que a intervenção psicopedagógica proporcionou ao sujeito a construção de novas estruturas cognitivas e a ampliação dessas estruturas em competências de modo a utilizá-las na resolução de situações-problema. Também verificamos uma modificação global no pensamento lógico do indivíduo e o desenvolvimento de um pensamento metacognitivo. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The psychopedagogical intervention may be used as a valuable research method, for it favors the identification of specific developmental particularities of the process of knowledge acquisition. Besides, it generates data for the intervention itself. As a consequence, knowing the process through which the child with Down Syndrome develops his logical-mathematical structures may also indicated the appropriate mediation for an effective psychopedagogical intervention. Our research has focused on the development of such structures and, particularly, on the construction of the logic of the numerical system, which comprises the concept of number and counting. The research has been developed through a study case. We have collected data during three different and articulated moments. First, we evaluated the mathematical competencies of the subject with Down Syndrome and his difficulties. Next, we developed a series of sessions, which were video recorded. They were systematized in terms of objectives, identification of the psychopedagogical resources and description of the activities. We evaluated the videos thoroughly, making the subject’s sequence of actions explicit, clarifying the meaning of these actions in relation to the acquisition of conceptual structures and identifying the importance of mediation for the process. Finally, we reevaluated the subject. The results have indicated that the subject’s cognitive development follows the stages described by Piaget, being harmonious, repetitive and time demanding. The results have also shown that each stage will only evolve through an appropriate mediation of the environment. They have also pointed out the subject’s concern about giving the answer that was supposedly correct, indicating what kind of interaction is established by the school mainly. Still regarding the results, they have indicated how important it is to consider the subject’s singularities in relation to the choice of the psychopedagogical resource. To conclude, we have identified that the psychopedagogical intervention has favored the subject with the construction of new cognitive structures and the amplification of these structures into competencies as a means to use them in problem-solving situations. We have also verified a global modification of the subject’s logical reasoning and the development of metacognitive reasoning.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2002.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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