DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Josiane Santana | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T21:22:12Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28T21:22:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-26 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Josiane Santana. Tecnologias digitais: a educação em outra disposição do espaço e tempo. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21057 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. | en |
dc.description.abstract | A partir da perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigostiski, pretende-se nesta pesquisa observar o uso das tecnologias digitais associadas aos espaços educativos. Considerando a importância que tais tecnologias têm adquirido nos processos culturais e as transformações que tem causado na vida social, torna-se significativo investigar sua relação com a educação. Para isso, foram analisadas experiências educacionais com as tecnologias digitais para além de uma visão escolarizada. A hipótese defendida é a de que o campo educacional tem atuado com ações e perspectivas predominantemente alienadas com o uso das tecnologias digitais e, portanto, seria necessário observar outras vivências e praticas com essas ferramentas. Logo, o objetivo do trabalhoé o de investigar se há possibilidade de construção de um processo educativo com as tecnologias digitais fora da lógica escolarizada e, se sim, como. Desta forma,foi pesquisada a experiência do Mercado Sul Vive, emTaguatinga Sul, no Distrito Federal, buscando compreender: os conceitos de educação e tecnologias da comunicação e informação utilizados, os métodos e atividades aplicados, e as ferramentas empregadas. Com esta pesquisa verificou-se outras possibilidades educativas, não escolarizadas, de usos das tecnologias digitais. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Tecnologias digitais : a educação em outra disposição do espaço e tempo | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem tecnológica | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21057 | - |
dc.description.abstract1 | From the cultural-historical perspective developed by Vygotsky, it is intended in this research ob-serve the use of digital technologies associated with educational spaces. Considering the im-portance that these technologies have gained in cultural processes and transformations that have occurred in social life, it is significant to investigate its relationship with the school. For this, educa-tional experiences were analyzed with digital technologies in addition to a traditional educational vision. The hypothesis advocated is that the educational field has worked with actions and perspec-tives predominantly alienated from the use of digital technologies and therefore it would be neces-sary to observe other experiences and practices with these tools. Therefore, the aim of this study is to investigate whether there is a possibility of building an educational process with digital technolo-gies out of the scholastic logic and, if so, how. Thus, The Mercado Sul Vive experience was inves-tigated lives in Taguatinga Sul, Distrito Federal, trying to understand: the concepts of education and communication technologies and information used, the applied methods and activities, and the tools used. With this evaluation has showed others educational possibilities, out of the traditional schooling, of the use of digital technology. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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