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2016_AnaLuizaGabatteliVieira.pdf5,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida, Vanessa Borges de-
dc.contributor.authorVieira, Ana Luíza Gabatteli-
dc.date.accessioned2016-07-28T11:46:52Z-
dc.date.available2016-07-28T11:46:52Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.date.submitted2016-04-08-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Luíza Gabatteli. Curso online para a parte oral do Celpe-Bras: contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLE. 2016. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21048-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.en
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, viabilizada pela pesquisa-ação, que envolveu a elaboração de um curso preparatório para a Parte Oral do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) em contexto online, realização e investigação sobre as contribuições e limitações para o desenvolvimento da proficiência oral de alunos hispanofalantes e para a preparação para a Parte Oral do exame. O objetivo foi promover um curso com foco no Celpe-Bras que não se resumisse a uma simples apresentação de dicas para receber uma boa pontuação no teste, mas sim um curso que proporcionasse efetivas oportunidades de ganhos de proficiência oral, tendo como pressuposto teórico a abordagem comunicativa no ensino de línguas e a avaliação como um elemento integrador entre os processos de ensino e de aprendizagem. Identificou-se a necessidade de realizar a presente investigação devido à escassez de cursos especializados no Celpe-Bras e devido à dificuldade de se encontrar cursos de português para estrangeiros a distância que ofereçam momentos de prática oral. O presente trabalho teve como aporte teorias sobre avaliação de proficiência oral, assim como teorias acerca de planejamentos de cursos e do uso das TICs na educação e, especificamente, no ensino de língua estrangeira (LE). As perguntas que nortearam esta pesquisa foram: (1) Quais são as contribuições do uso de tarefas comunicativas (TCs) orais na preparação para a Parte Oral do Celpe-Bras em contexto online?; (2) Quais semelhanças e diferenças podem ser encontradas entre as tarefas e as simulações síncronas propostas no curso e a entrevista do Celpe-Bras, em relação a (a) temas e (b) funções comunicativas; (3) Como o curso proposto contribuiu para ganhos no desempenho oral dos aprendizes de português em contexto online, considerando-se os critérios de avaliação oral do Celpe-Bras? Para realização desta pesquisa, foram selecionados três participantes hispanofalantes que apresentaram, inicialmente, o nível intermediário de proficiência oral em português e mostraram-se capazes de lidar bem com ferramentas tecnológicas. Os resultados apontam que a utilização de TCs no curso proposto contribuiu tanto para o desenvolvimento da proficiência oral dos participantes quanto para a preparação para o Celpe-Bras, além disso os dados apontam que as atividades propostas promoveram efetivas oportunidades de prática e desenvolvimento oral dos alunos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCurso online para a parte pral do Celpe-Bras : contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLEen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProficiênciaen
dc.subject.keywordLíngua portuguesaen
dc.subject.keywordHispanofalantesen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21048-
dc.description.abstract1This work it is a qualitative action research, which involved the development of a preparatory course for Celpe-Bras’ Oral Part in an online context, its realization and the investigation of its contributions and limitations for the development of Spanish-speaking students' oral proficiency and for the preparation for the oral part of the exam. The aim was to promote a course that focused on Celpe-Bras, that did not sum up to mere presentation tips on how to get a good score on the test, but a course that would provide effective opportunities for oral proficiency gains, having as theoretical assumptions the communicative approach in language teaching and assessment as an integrating element in the teaching and learning processes. The need for this research was identified due to the shortage of Celpe-Bras specialized courses and because of the difficulty to find long distance Portuguese courses for foreigners that offer opportunities for oral practice. The present work was based on theories about oral proficiency assessment, as well as theories about course planning and the use of technologies in education, specifically in foreign language teaching (FL). The questions that guided this research were: (1) What are the contributions of the use of communicative tasks (CTs) in the preparation for the Oral Part of Celpe-Bras in an online context?; (2) What similarities and differences can be found between the tasks and synchronous simulations proposed in the course and the oral interaction of Celpe-Bras, in relation to (a) subjects and (b) communicative functions?; (3) How did the proposed course contribute to gains in the oral performance of Portuguese learners in an online context, considering Celpe-Bras’ criteria for oral evaluation? For the execution of this research, three Spanish-speaking participants, who initially presented the intermediate level of oral proficiency in Portuguese and proved able to cope well with technological tools, were selected. The results indicate that the use of CTs in the proposed course contributed to the development of the participants' oral proficiency oas well as to the preparation for Celpe-Bras. In addition, the data indicate that the proposed activities promoted effective opportunities for the students' oral practice and development of the students.-
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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