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Título : Meio ambiente como locus de uma ação induzida para a prática da interdisciplinaridade no contexto da ciência
Autor : Martino, Elizabeth Cotta
Orientador(es):: Theodoro, Suzi Maria de Cordova Huff
Assunto:: Ciência
Desenvolvimento sustentável
Interdisciplinaridade
Meio ambiente
Fecha de publicación : ago-2006
Citación : MARTINO, Elizabeth Cotta. Meio ambiente como locus de uma ação induzida para a prática da interdisciplinaridade no contexto da ciência. 2006. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Brasília, 2006.
Resumen : Muitos dos conflitos relativos ao conhecimento científico e tecnológico são gerados em função da fragmentação das ciências e da compartimentação das disciplinas acadêmicas. Muitos pesquisadores e cientistas das mais distintas áreas científicas tentam encontrar mecanismos para superar a crise instalada nesse “setor”. Assim, buscam uma nova epistemologia para as ciências, capaz de apreender as questões ambientais e suas relações de complexidade. No entanto, devido a vínculos ainda tênues, muitos pesquisadores, que se dispõem a exercer a interdisciplinaridade, poderão encontrar pela frente obstáculos difíceis de serem transpostos de modo a construir a integração necessária. Neste caso, o princípio de tudo é o estabelecimento de um diálogo entre as disciplinas. A produção desse novo conhecimento científico que se deseja construir traz, para o centro das discussões, a dimensão humana e a sua relação com a natureza, nos planos sociais, culturais, políticos, econômicos, históricos, éticos e ambientais. Considerando-se esta nova realidade, o objetivo desse trabalho é promover a articulação disciplinar por meio da abordagem socioambiental nos editais de fomento do MCT/CNPq, em todas as áreas do conhecimento, pressupondo a integração interdisciplinar, como forma de superar os obstáculos que os pesquisadores encontram quando confrontados com objetos que requerem uma abordagem mais abrangente, diminuindo a distância das dicotomias entre homem e natureza. Para o desenvolvimento deste trabalho efetuou-se uma revisão bibliográfica relativa às discussões sobre interdisciplinaridade. Em seguida, foi elaborada uma consulta segundo os pressupostos da metodologia de pesquisa Delphi (realizada pela Internet), com a finalidade de se chegar a um consenso quanto às opiniões de um grupo de especialistas a respeito da abordagem interdisciplinar em editais de fomento. Foram também analisados alguns editais do MCT/CNPq, no período de 2001 a 2006, com a finalidade de se verificar a inserção da variável ambiental nos seus objetivos e metas. A partir da análise dos editais, dos resultados obtidos na pesquisa Delphi, aplicada em meio aos especialistas, bem como da revisão sobre a parte conceitual sobre interdisciplinaridade, foi possível apontar as potencialidades e as limitações para mudanças nos editais de fomento do MCT/CNPq. Ainda como resultado deste trabalho, buscou-se apresentar algumas proposições que levem à incorporação do conceito de sustentabilidade e de interdisciplinaridade nas políticas de desenvolvimento científico. As bases para o estabelecimento de tais mudanças na política de fomento, as quais devem estar comprometidas com as causas ambientais e com a promoção do diálogo, poderão, no futuro, contar com os resultados da pesquisa.
Abstract: Many of the conflicts related to the scientific and technological knowledge are generated due to the fragmentation of the sciences and division of the academic discipline. Many researches and scientists from very distinct scientific areas try to find mechanisms to overcome the established crisis in this “sector”. This way, they look for a new epistemology for the sciences, capable of understanding the environmental issues and its complex relations. However, due to bonds still weak, many researches, who are willing to practice the interdisciplinary, may find ahead hard obstacles to overcome in order to build the necessary integration. In this case, the beginning of it all is the establishment of dialog among the disciplines. The production of this desired new scientific knowledge brings to the heart of the discussions the human dimension and its relation with Nature, in the social, cultural, political, economic, historic, ethical and environmental levels. Considering this new reality, the aim of this work is to promote the disciplinary articulation through the social-environmental approach of the foment publications of MCT/CNPq (Science and Technology Ministry/National Council of Scientific and Technological Development), in all knowledge areas, assuming the interdisciplinary integration as a form of overcoming the obstacles that the researches face when confronted with the objects which require a more wide approach, diminishing the distance of the dichotomy between mankind and Nature. For the development of this work a bibliographical review related to the discussions about interdisciplinary was done. Following, a consultation was elaborated according to the assumptions of the Delphi research methodology (done through the Internet) in order to reach a consensus from the opinions of a group of experts in respect to the interdisciplinary approach in foment publishing. Some publications of MCT/CNPq were also analyzed, from 2001 to 2006, in order to verify the insertion of the environmental variable in its objectives and goals. From the publication analysis, the results from the Delphi research, applied amongst the experts as well as the review about the conceptual part about interdisciplinary, it was possible to point out the potential and the limitations for changes in the MCT/CNPq foment publishing. Still as a result of this work, there was an effort to present some propositions that bring the incorporation of the sustainability and interdisciplinary concept in the scientific development. The basis to establish such changes in the foment policy, which should be committed with the environmental issues and the promotion of dialog, could, in the future, count on the research results.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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