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Título: Usabilidade no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários do website da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Autor(es): Nascimento, José Antônio Machado do
Orientador(es): Amaral, Sueli Angélica do
Assunto: Usabilidade - avaliação
Bibliotecas universitárias
Interação homem-máquina
Webdesign
Data de publicação: 3-Nov-2009
Referência: NASCIMENTO, José Antônio Machado do. Usabilidade no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários do website da Biblioteca Central da Universidade de Brasilia. Brasília. 2006. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A usabilidade possibilita às bibliotecas universitárias integrarem requisitos como interatividade e multimídia à criação de páginas mais dinâmicas em termos de linearidade e navegabilidade. Com o intuito de verificá-la no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários escolheu-se para o estudo de caso desta pesquisa o website da BCE – Biblioteca Central, instituição acadêmica que oferece uma ampla variedade de serviços on-line. Após referencial teórico que definiu e contextualizou os cenários e tendências de websites de bibliotecas universitárias, os conceitos e história da Usabilidade e Ergonomia, a evolução das interfaces gráficas e do webdesign, a interação humano-computador, seu panorama no Brasil e suas relações com a Psicologia Cognitiva, os métodos e técnicas de avaliação de usabilidade e as avaliações de usabilidade em bibliotecas universitárias, foram realizadas análise do contexto de uso do website da BCE com seus gestores e desenvolvedores, através de análise documental, entrevista com verbalização estimulada e ficha de observação; avaliação ergonômica de suas interfaces com lista de verificação, guia de recomendações e avaliação heurística; identificação do modelo mental dos usuários relativo à arvore semântica do website da BCE – Biblioteca Central, por meio de ensaio de interação com a técnica card sorting e identificação dos erros cometidos pelos usuários no uso do website da BCE, através de ensaio de interação com a técnica análise da tarefa. Constatou-se que gestores e desenvolvedores desconsideram a participação do usuário, devido ao desconhecimento dos benefícios que a usabilidade pode trazer, assim como dificuldades gerenciais e tecnológicas que enfrentam. Verificou-se também que a atual estrutura disponibilizada não propicia aos usuários realizarem tarefas em tempo hábil, devido ao excesso e duplicidade de links, a não relação da biblioteca virtual com o website e o equívoco de alguns mecanismos de busca. Portanto, a reformulação deve privilegiar a criação de hipertextos e leiautes fluidos, que possibilitarão modificações constantes, sem necessariamente alterar a linearidade da navegação. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Usability makes possible to the academic libraries integrate requirements as interactivity and multimedia to create dynamic pages in terms of linearity and navigability. With the intention to verify usability in the context of managers, web developers and users, the BCE website was chosen for the case study of this research. After referencial theoretician who defined and contextualized the scenario and trends of academic libraries websites, the concepts and history of Usability and Egonomics, the evolution of graphical interfaces and webdesign, the human computer interaction, its panorama in Brazil and its relations with Cognitive Psychology, the methods and techniques of usability evaluation and the evaluations of usability in academic libraries, had been carried analysis of the use context of BCE website with its managers and web developers, by documentary analysis, interview with stimulated verbalization and website observation; ergonomic evaluation of its interfaces with check-list, guide of recommendations and heuristical evaluation; users mental model identification relative to BCE website semantic trees, over interaction essay with card sorting technique and identification of the errors committed by users in the BCE website use, through interaction essay with task analysis. It was concluded that managers and web developers disrespect the user participation, whom had to the unfamiliarity of the benefits that the usability can bring, as well as managemental and technological difficulties that face. It was also verified that the current website structure does not propitiate the users to carry through tasks in skillful time, presents excess and duplicity of links, absence of relation between the virtual library and website and mistake of some search mechanisms. Therefore, the redesign must privilege the creation of fluid lay-out and hypertexts, that will make possible constant modifications, without necessarily modifying the linearity of the navigation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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