Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21006
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CleideMaraVileladoCarmo.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMakiuchi, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorCarmo, Cleide Mara Vilela do-
dc.date.accessioned2016-07-26T11:23:30Z-
dc.date.available2016-07-26T11:23:30Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.date.submitted2016-03-30-
dc.identifier.citationCARMO, Cleide Mara Vilela do. Instrumentos e políticas públicas de cultura: o caso dos editais do fundo de apoio à cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2014. 2016. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21006-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.en
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de analisar a influência dos editais do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) no financiamento de políticas públicas de cultura no período de 2011 a 2014. Especificamente, buscamos compreender o uso sistemático de editais na escolha de projetos a serem financiados por subsídios públicos a partir da história da institucionalização das políticas culturais no Brasil, assim como as características do edital como instrumento de gestão, mostrando seus benefícios e limitações na ampliação do acesso à cultura. Para isso, foi realizado um estudo de caso baseado em documentos e entrevistas com gestores, técnicos e proponentes de projetos culturais, cujas dimensões de análise foram o artefato técnico (conjunto de técnicas, aspectos materiais e regras), a filosofia gerencial (sistema de conceitos que denotam objetos e objetivos que constituem os alvos de uma racionalização) e o modelo organizacional (a forma como o trabalho é envolvido em rotinas organizacionais). Os dados obtidos permitiram: a) caracterizar a política pública de financiamento à cultura de Brasília; b) descrever o artefato jurídico de seleção de projetos previsto na Lei de Licitações, que carrega, portanto, um modo de olhar à cultura como um bem ou serviço cultural como qualquer outro e implica desigualdades na participação do certame; c) localizar a filosofia gerencial dos editais do FAC, voltados para o apoio de projetos culturais que estejam inseridos na lógica produção-circulação-consumo; e d) explicitar o modelo organizacional e hierárquico da formulação dos editais no período, notando, assim, a preponderância da Subsecretaria de Fomento nesses processos com pouco espaço de participação social. Nossa conclusão é a de que a política de editais reproduz um jeito de fazer mercadológico – o da produção de bem e serviço – cujo resultado é não atender a todos os fazedores e fazedoras de cultura.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleInstrumentos e políticas públicas de cultura : o caso dos editais do fundo de apoio à cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2014en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFundação Nacional de Arteen
dc.subject.keywordPolítica culturalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21006-
dc.description.abstract1This thesis analyzes how the call for proposals adopted by the Culture Support Fund of Brazil’s Federal District (FAC) influenced the financing of cultural public policies from 2011 to 2014. Specifically, we seek to understand the systematic use of calls for proposals in the selection of projects to be financed by public resources as the outcome of a history of cultural policy institutionalization in Brazil. Another goal is to comprehend the peculiarities of the calls as management tools, revealing their benefits and drawbacks in broadening access to culture. We conducted a case study based on documents and interviews with managers, as well as technical and cultural projects applicants. Our dimensions of analysis were 1) the artefact (set of techniques, materials aspects and rules); 2) the administrative philosophy (concepts of system that denote objects and goals which are the targets of a rationalization); and 3) the organizational model (the way the work is involved in organizational routines). The data allowed us to a) characterize the public policy of culture financing adopted in Brazil’s capital, Brasília; b) describe the legal artefact of Brazil’s Public Procurement Act employed in the selection of cultural projects to be supported; c) identify the management philosophy of FAC’s calls for proposals; and d) clarify the organizational model adopted in the process of elaborating the calls. Our results state that, in Brazil’s Public Procurement Act, culture is treated as an ordinary set of commodities; and that the implementation of such conception promotes inequality of opportunity among potential applicants for public financial support. We also found that the management philosophy of FAC’s calls for proposals tends to favor those projects based on the model of production, circulation and consumption. Regarding the elaboration process of the calls, we noticed the prevalence of state agents in decision making, with little room left for social participation. Our conclusion is that FAC’s call for proposals funding model reproduce a market-oriented conception of culture, to which culture is a commodity. As an outcome of such policy, the public financial some groups of cultural agents are excluded from the very possibility of applying to the funding.-
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.