Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20930
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_ValeriaRibeiroSilvaFranklinAlmeida.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMartino, Luiz Cláudio-
dc.contributor.authorAlmeida, Valéria Ribeiro da Silva Franklin-
dc.date.accessioned2016-07-15T13:20:29Z-
dc.date.available2016-07-15T13:20:29Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.date.submitted2016-04-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Valéria Ribeiro da Silva Franklin. Meios de comunicação e mudanças na política: esses homens poderosos e suas máquinas de comunicar. 2016. 440 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20930-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2016.en
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a investigar a relação da comunicação e da política a partir de uma perspectiva que considera os meios como centrais para a compreensão dos processos comunicacionais na modernidade. Seleciona momentos marcantes da história da relação para mostrar mudanças nas práticas políticas em decorrência da adoção de cada novo meio, alicerçadas em novas configurações conjunturais da sociedade. São analisados os seguintes casos emblemáticos: a imprensa e o Caso Dreyfus; o cinema e a propaganda; o rádio e o presidente Roosevelt; a televisão e o debate Kennedy versus Nixon. A intenção é mostrar como a mediação tecnológica e as características e tendências de cada meio interferem no processo comunicacional, criando novos papeis e ambientes na relação da sociedade com a política, fundando novas práticas tais como: a emergência da opinião pública, novos formatos da democracia, da representatividade e de participação popular, a propaganda política, transformações do discurso e de atuação política nos meios, o surgimento de novas profissões ligadas à relação, aumento nos gastos de campanhas e de publicidade, formação de conglomerados de comunicação vinculados ao poder. A análise busca, com base nas teorias que dão valor central às tecnologias como instrumento de análise, mostrar que existem tendências da relação que fornecem elementos para a elaboração de uma teoria da comunicação política baseada no uso dos meios de comunicação.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMeios de comunicação e mudanças na política : esses homens poderosos e suas máquinas de comunicaren
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordComunicação na políticaen
dc.subject.keywordTeoria do Meioen
dc.subject.keywordComunicação e tecnologiaen
dc.subject.keywordCinemaen
dc.subject.keywordTelevisãoen
dc.subject.keywordPropaganda políticaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20930-
dc.description.abstract1This work proposes an investigation on the relationship between communication and politics, from a perspective that considers the media as central for the comprehension of the communicative processes of the modern age. Through selection of pivotal moments in the history of that relationship, it shows how the political practice changed in new conjuncture configurations of society. The following examples are analyzed: The press and the Dreyfus affair; cinema and propaganda; radio and president Roosevelt, television and the Kennedy vs. Nixon debate. The intention is to show how the technological mediation and the characteristics and trends of each medium interfere in the communication process, creating new roles and environments in the relationship between society and politics: the emergence of public opinion, new formats of democracy, of representativity and popular participation, political propaganda, changes in discourse and politics action, the rise of new professions linked to that relation, rise in campaign spending and publicity, and the formation of communication conglomerates related to power. The analysis seeks, based on theories that give central value to technologies as instrument of analysis, like the theory of medium, to show that there are tendencies in this relation that can be configured in a future theory of political communication in the contemporaneity, based on the use of media.-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20930/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.