Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2089
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_SuzyMaraAPereira.pdf318,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A Síndrome de Burnout : o estresse em docentes das instituições de ensino superior privadas de Porto Velho
Autor : Pereira, Suzy Mara Aidar
Orientador(es):: Tomaz, Carlos Alberto Bezerra
Coorientador(es):: Chaves, Carlos Alberto Paraguassu
Assunto:: Stress ocupacional
Trabalho - aspectos psicológicos
Professores universitários
Fecha de publicación : 30-oct-2009
Citación : PEREIRA, Suzy Mara Aidar. A Síndrome de Burnout: o estresse em docentes das instituições de ensino superior privadas de Porto Velho. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : A pesquisa objetivou verificar a incidência da síndrome de burnout em docentes das Instituições de Ensino Superior Privadas de Porto Velho, em Rondônia, Amazônia brasileira. A amostra foi constituída por 486 docentes (68%) do total dos docentes das IES particulares de Porto Velho e realizada em 06 (seis) IES, codificadas em A, B, C, D, E e F. Utilizou-se um questionário sócio-demográfico com fatores psicossociais e o MBI - Maslach Burnout Inventory. O Alfa de Crombach para a Exaustão Emocional (EE) foi de 0,97, a Despersonalização (DE) foi de 0,96 e a Realização Profissional ((RP) foi de 0,99, valores que confirmam a confiabilidade da pesquisa. Os resultados comparados as dimensões de burnout (GEPEB) apresentaram média de EE, em Docentes nas IES A, B, C, D e E superiores. Para a DE a média para todas as IES foram superiores. Para a RP a média das IES A, B e D apresentaram índices superiores. Estes índices apontam para possíveis indícios a síndrome de burnout. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research aimed to establish the incidence of burnout syndrome professors in the Private Higher Education Institutions of Porto Velho in Rondonia, Brazilian Amazon. The sample consisted of 486 teachers (68%) of all teachers of IES of individuals held in Porto Velho and 06 (six) HEI, encoded in A, B, C, D, E and F. It was used a questionnaire with socio-demographic factors and psychosocial MBI - Maslach Burnout Inventory. Crombach Alfa for Emotional Exhaustion (EE) was 0.97, Disidentification (DI) was 0.96 and Professional Conduct ((CP) was 0.99; these figures confirm the reliability of research. Results compared to dimensions of burnout (GEPEB) showed average of EE in Professors in the HEI A, B, C, D and E higher. For Disidentification the average for all of the HEI was higher. For CP the average of HEI CP A, B and D had higher rates. These indices point to the possible signs of burnout syndrome.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2089/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.