Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20816
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_JoanaD’ArcSilviaGoudinhoArrelaro.pdf3,08 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Vânia Lúcia Quintão-
dc.contributor.authorArrelaro, Joana D’Arc Silvia Goudinho-
dc.date.accessioned2016-06-28T20:31:51Z-
dc.date.available2016-06-28T20:31:51Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.date.submitted2016-03-31-
dc.identifier.citationARRELARO, Joana D’Arc Silvia Goudinho. A produção de conteúdos midiáticos realizada por jovens e suas possibilidades educativas. 2016. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20816-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo investigar a produção de conteúdo midiático, realizada por jovens de uma escola pública do Distrito Federal. Para tanto, identificou os hábitos dos jovens na rede mundial de computadores, de modo a desvelar o que produziam e compartilhavam, bem como as motivações para suas produções. Fez uma descrição das produções realizadas por jovens em redes sociais e/ou mídias digitais, que foram disponibilizadas por eles como parte do acervo de dados visuais para compor este estudo. Além disso, buscou tecer reflexões sobre a dimensão educativa com base nas produções realizadas pelos jovens e suas contribuições na pesquisa. Utilizou uma abordagem de método misto que iniciou-se com a abordagem quantitativa por meio de aplicação de um questionário on line, denominado “Jovens, consumo e produção na internet”. Participaram da fase quantitativa cento e cinquenta e oito jovens, com idades entre quinze e vinte anos, seguida de abordagem qualitativa, com a participação de nove jovens com idades entre dezesseis e dezessete anos. A fase qualitativa da pesquisa utilizou a técnica de Grupo Focal e conversas informais pelo aplicativo Whatsapp. Os dados coletados na fase quantitativa foram analisados com o apoio de software SPSS e os dados da fase qualitativa analisados por meio de categorias de codificação, análise do material visual produzido pelos jovens e triangulação dos dados coletados nas duas fases da pesquisa. Os resultados apontam que os hábitos dos jovens na internet se focam prioritariamente em atividades de comunicação e entretenimento. Grande parte dos jovens permanecem conectados na web, principalmente por meio de wi-fi, mas apenas uma parcela desses jovens tem uma produção de conteúdos midiáticos. Com as produções compartilhadas pelos jovens e que compõem os dados visuais desta pesquisa é possível compreender os interesses e motivações desta geração que nasceu e cresceu em uma sociedade permeada por tecnologias e pelas mídias digitais. Observou-se também uma capacidade de buscar informações em diversos suportes quando têm interesse em alguma aprendizagem específica.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA produção de conteúdos midiáticos realizada por jovens e suas possibilidades educativasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProdução de conteúdoen
dc.subject.keywordTecnologia digitalen
dc.subject.keywordTecnologia educacionalen
dc.subject.keywordMídia digital - educaçãoen
dc.subject.keywordProdução tecnologicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20816-
dc.description.abstract1This study aimed to investigate the mediatic content production fulfilled by the young people of a public school in the Distrito Federal. Therefore, were identified the habits of youths on the world wide web were in order to reveal what they produced and shared, as well as the motivations for their productions. Was made a description of the productions by these young people in social and/or digital media networks, which was available by them as part of the visual data collection, to composse this study. Furthermore, these findings sought to merge reflections about the educational dimension based on the productions performed by these young people and their contributions to the research. A mixed method approach was used, which began with the quantitative approach through application of an online questionnaire entitled “ Youths, Consumption and Production on the internet”. One hundred fifty eight kids, aged between fifteen and twenty years old, participated in the quantitative phase, followed by the qualitative phase approach, which had a participation of nine kids, aged between sixteen and seventeen years old. The qualitative phase of the research used the Focus Group technique and informal talks using the Whatsapp application. The data collected in the quantitative phase were analyzed with SPSS software support and the data of the qualitative phase were analyzed using coding categories, analysis of visual material produced by these young people and triangulation of data collected in both phases of the research. The results show that the habits of young people on the Internet are focused primarily on communication and entertainment activities. Most young people stay connected to the web, mainly through wi-fi, but only a portion of these young people have a production of media content. With these productions shared by these young people and that make up the visual data of this research, it is possible to comprehend the interests and motivations of this generation that was born and raised in a society spread through technologies and digital medias. It was also noted a capability to search for information in various places when they have interest in any kind of specific knowledge.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20816/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.