Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20777
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SubjetividadeInteracaoForunOnline.pdf909,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Subjetividade e interação nos fóruns online reflexões sobre a permanência em educação a distância
Outros títulos: Subjectivity and interaction in online forums reflections on the permanence of students in distance education programs
Subjetividade e interacción en los foros online reflexiones sobre la permanencia en educación a distancia
Autor(es): Rossato, Maristela
Ramos, Wilsa Maria
Maciel, Diva Maria Albuquerque
Assunto: Ensino a distância
Subjetividade
Interação
Data de publicação: Jul-2013
Editora: Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Referência: Rossato, Maristela; RAMOS, Wilsa Maria; MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e interação nos fóruns online reflexões sobre a permanência em educação a distância. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n.2, p. 399-429-429, jul./dez. 2013. Disponível em <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3740/3032>. Acesso em: 13 jun. 2016.
Resumo: Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns online e contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica – (1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento – ofertadas nos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article was developed in order to produce indicators that can enhance the functionality of online forums contributing to increased permanence of Distance Education students. An analysis, guided by the Qualitative Epistemology, of the subjective and interactive processes was made based on the information produced during the Presentation and Discussion Forums of two pedagogical training disciplines of the Bachelor of Theater, Music and Visual Arts at UAB/UNB: (1) Strategies for Teaching and Learning, and (2) Psychology and the Construction of Knowledge. The information produced point to the need for recognition and valuation of the student as subject of its own learning, the consolidation of the pedagogical presence of the tutor, the appreciation of the forums as learning spaces and the production of social spaces of belonging. ______________________________________________________________________________ RESUMEM
Este artículo fue desarrollado con el objetivo de producir indicadores que puedan mejorar la funcionalidad de los foros online contribuyendo para incrementar la permanencia de los estudiantes de Educación a Distancia. Se realizó un análisis, orientado por la Epistemología Cualitativa, de los procesos subjetivos e interaccionales producidos en los foros de presentación y foros de discusión en dos disciplinas de formación pedagógica – 1) Estrategias de Enseñanza y Aprendizaje y 2) Psicología y Construcción de Conocimiento – ofertadas en los cursos de Licenciatura en Teatro, Música y Artes Visuales, UAB/UNB. Las informaciones producidas señalan la necesidad de reconocimiento y valorización del estudiante como sujeto en el aprendizaje, la consolidación de la presencia pedagógica del tutor, la valorización de los foros como espacios de aprendizaje y la producción de espacios sociales de pertenecimiento.
Licença: Revista Reflexão e Ação - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 International (CC BY 4.0). Fonte: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3740/3032. Acesso em: 13 jun. 2016.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.