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2016_CarolinaHelenaMicheliVelho.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorVelho, Carolina Helena Micheli-
dc.date.accessioned2016-06-23T19:31:08Z-
dc.date.available2016-06-23T19:31:08Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.date.submitted2016-04-13-
dc.identifier.citationVELHO, Carolina Helena Micheli. Funcionamento e organização da Educação Infantil: elementos subjetivos de uma equipe municipal. 2016. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20772-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractHistoricamente a Política Nacional de Educação Infantil no Brasil constituiu-se a partir de muitas lutas e disputas, principalmente no que diz respeito à identidade da Educação Infantil e ao entendimento acerca de seu funcionamento, da sua organização, do seu currículo, sem muitas vezes, levar em consideração as pessoas que traduzem às políticas em ações. Este estudo de caso tem como objetivo geral compreender como os gestores, coordenadores e professores subjetivam as suas ações no processo de desenvolvimento das políticas integradas da Educação Infantil de um município. No município estudado essas são as funções que colocam em movimento o processo de institucionalização da Educação Infantil na verticalização da organização institucional daquela secretaria municipal. Para isto, a Teoria Subjetividade na perspectiva histórico-cultural de González Rey é utilizada como aporte teórico-metodológico. A partir dessa compreensão teórica aprofunda-se um diálogo que evidencia os diversos sujeitos da política municipal de educação e a complexa teia de ações, relações, sentidos, sentimentos desta equipe, e sua influência nas decisões sobre como desenvolver a Educação Infantil naquele município. Para tanto utiliza-se a Epistemologia Qualitativa como base do caminho metodológico delineado por uma diversidade de instrumentos da forma como tem sido abordada para o estudo da subjetividade tal como proposta por González Rey. A conclusão aponta questões sobre a importância da valorização e inclusão de pesquisas que, mesmo abordando temas que se desdobrem das políticas públicas, considerem os sentidos subjetivos, as expressões e a emocionalidade, visando auxiliar as pesquisas direcionadas à subjetividade além de indicar a inovação na compreensão do que seja uma equipe municipal e indicar considerações relativas ao desenvolvimento da Educação Infantil.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFuncionamento e organização da Educação Infantil : elementos subjetivos de uma equipe municipalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaisen
dc.subject.keywordCurrículo educacionalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20772-
dc.description.abstract1Historically, the national policy on early childhood education in Brazil was created from many fights and disputes, mainly as regards the identity of the child education and understanding of functioning of your organization, without many times, take into consideration the people who translate the policies into actions. This case study aims to understand how the general managers, coordinators and teachers subjectify their actions in the process of developing integrated policies of early childhood education in a municipality. In the municipality studied these are the functions that put in motion the process of institutionalization of early childhood education on verticalization of institutional organization from that municipal secretariat. For this, the Subjectivity Theory in historical and cultural perspective of González Rey is used as a theoretical-methodological contribution. From this theoretical understanding deepened a dialogue which highlights the various subjects of municipal politics of education and the complex Web of actions, relations, senses, feelings of this team, and his influence in decisions about how to develop the early childhood education in that municipality. For both the Qualitative Epistemology based on the methodological path delineated by a variety of instruments in the way it has been addressed to the study of subjectivity as proposed by González Rey. The conclusion points out questions about the importance of recovery and inclusion of research, even addressing themes that public policies unfold, consider the subjective senses, expressions and emotionality, aiming to assist the research directed to subjectivity as well as indicate the innovation in the understanding of what is a municipal team and development considerations of early childhood education.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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