Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GestaoPublicaBrasil.pdf727,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Erivan Ferreira-
dc.contributor.authorPereira, Jose Matias-
dc.contributor.authorBorges, Gilmara Mendes da Costa-
dc.date.accessioned2016-06-15T14:38:47Z-
dc.date.available2016-06-15T14:38:47Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationBORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20729-
dc.description.abstractNeste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherUniversidade de São Pauloen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadãoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEducação fiscalen
dc.subject.keywordGestão públicaen
dc.rights.licenseRevista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.