Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Borges, Erivan Ferreira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Jose Matias | - |
dc.contributor.author | Borges, Gilmara Mendes da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T14:38:47Z | - |
dc.date.available | 2016-06-15T14:38:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Universidade de São Paulo | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Educação fiscal | en |
dc.subject.keyword | Gestão pública | en |
dc.rights.license | Revista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522 | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|