Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20623
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RobertoRosadaSilveiraJunior.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Utilização de inteligência competitiva, da gestão de riscos e da computação aplicada para ganhos de competitividade em instituição organizadora de concursos
Autor(es): Silveira Junior, Roberto Rosa da
Orientador(es): Souza, João Carlos Félix
Coorientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Inteligência competitiva (Administração)
Análise envoltória de dados
Análise multicritério
Gestão de riscos
Data de publicação: 30-Mai-2016
Referência: SILVEIRA JUNIOR, Roberto Rosa da. Utilização de inteligência competitiva, da gestão de riscos e da computação aplicada para ganhos de competitividade em instituição organizadora de concursos. 2015. xvi, 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo demonstrar a utilização da inteligência competitiva, da gestão de riscos e da computação aplicada para potenciais ganhos de competitividade. Desenvolveu-se em uma Instituição organizadora e aplicadora de concursos públicos, avaliações educacionais, certificações e seleções diversas. Em relação ao procedimento técnico a pesquisa ocorreu através de estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. Apresentou a utilização de algumas técnicas computacionalmente aplicadas, tais como: mineração de dados, simulações, técnicas paramétricas (análise de regressões) e técnicas não paramétricas (análise envoltória de dados) baseadas em programação linear. Abordou os benefícios da gestão de riscos com todo seu arcabouço de princípios e ferramentas. Buscou ainda fornecer subsídios, com revisões de teorias e aplicações, para o estabelecimento da utilização da computação aplicada.
Abstract: This study aimed to demonstrate the use of competitive intelligence and use of risk management and computational tools for competitive benefits. It developed in a exam application organization for Public Selection Exams, educational assessments, certifications and several other selections exams. Regarding the technical procedure research occurred through case study with qualitative and quantitative approach. Introduced the use of certain techniques computationally implemented, such as data mining, simulation, parametric techniques (regression analysis) and non-parametric technique (data envelopment analysis) based on linear programming. Addressed the benefits of risk management with all its framework of principles and tools. It has also sought to provide subsidies, with revisions of theories and applications, to establish the use of computational tools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20623
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.