http://repositorio.unb.br/handle/10482/20602
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_SoniaMariaCaldeiraPaiva.pdf | 79,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC) : locus do espaço e desenho da cena no Brasil |
Autor(es): | Paiva, Sonia Maria Caldeira |
Orientador(es): | Mota, Marcus Santos |
Assunto: | Cenografia Transdisciplinaridade |
Data de publicação: | 28-Mai-2016 |
Data de defesa: | 30-Mar-2016 |
Referência: | PAIVA, Sonia Maria Caldeira. O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do espaço e desenho da cena no Brasil. 2016. 224 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta tese de doutorado trata do locus de observação do Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), um Programa de Extensão de Ação Continuada (PEAC) da Universidade de Brasília, como um sonho individual que se tornou coletivo e se encontra em processo. Uma maneira de vivenciar a academia holisticamente, na construção de projetos culturais com força de mobilização social e política. Uma reação natural ao sistema de educação compartimentado em disciplinas, fato que empobrece a visão do fazer teatral como uma “Máquina” complexa. Como muitos pensadores atuais, tomo para mim a tarefa de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para uma educação que leve em consideração o desenvolvimento do indivíduo e as relações entre estes, entre os grupos e as nações. O processo do LTC é fundamentado na transdisciplinaridade, na colaboração das múltiplas inteligências e na economia criativa, cujas experiências conduzem o pensar e o fazer. É a partir de nossas relações que o repertório coletivo é construído. No LTC, vemos a Cenografia de maneira expandida de uma disciplina para um campo indisciplinar, o Desenho da Cena. Este campo é aberto e pode ser significado pelas relações entre linguagens. Os cadernos de registros e criação são importantíssimos na metodologia, pois com eles criamos e fundamentamos nossas memórias. Trabalhamos coletivamente para entender e transcender nossa realidade. Fazemos nossa Etnomatemática: desenvolvemos nossa imaginação e cultura; trabalhamos para criar ferramentas multimodais para atender às múltiplas linguagens envolvidas no processo, e realizamos nossa arte coletiva, que nos define como grupo. |
Abstract: | This doctoral thesis regards to the in locus observation of the Stage Design Transdisciplinary Laboratory (LTC in Portuguese), the University of Brasilia’s Extension Program in Continuing Action(PEAC), of how a personal dream that became collective and is now developing. A way to experience the academy holistically by accomplishing cultural projects with power for social and political mobilization. A natural reaction to the education system compartmentalized in courses, fact that impoverishes the vision of the theatrical work as a complex “Machine”. As many present thinkers, I take the task of contributing to the construction of a fairer society and an educational system that takes in consideration the development of the individual and the relations between them, between the groups and nations. LTC’s process is based on the transdisciplinarity, in the collaboration of various minds and creative economy, which experiments guide the thought and the creating. It is from our relations that the collective repertoire is built. At the LTC, we see scenography in an expanded way of a course for a indisciplined field, the stage design. This field is open and may be signified by the relations between the languages. The record and creation journals are extremely important in this methodology; because it is with them that we create and substantiate our memories. We work collectively to understand and transcend our reality. We make our Ethnomathematics: we develop our imagination and culture; we work to create multimodal tools to understand the multiple languages involved in the process, and create our collective art, that defines us as a group. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20602 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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