Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20591
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KamyllaPereiraBorges.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinho, Diana Lúcia Moura-
dc.contributor.authorBorges, Kamylla Pereira-
dc.date.accessioned2016-05-27T15:35:59Z-
dc.date.available2016-05-27T15:35:59Z-
dc.date.issued2016-05-27-
dc.date.submitted2016-02-15-
dc.identifier.citationBORGES, Kamylla Pereira. A formação do fisioterapeuta na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais e das competências no âmbito da promoção da saúde. 2016. xiv, 154 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20591-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Clínica e Cultura, 2016.en
dc.description.abstractNos últimos anos os debates em torno dos determinantes sociais na saúde e a construção de novas estratégias para abordar problemas básicos trouxeram novas demandas para formação na área da saúde destacando a importância da construção de competências para uma atuação, para além, das técnicas. As competências para Promoção da Saúde (PS) tem sido construídas e validadas no âmbito internacional, com destaque para o Projeto Europeu CompHP. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fisioterapia (DCN/FISIO) estabelecem um conjunto de competências visando orientar uma formação com perfil generalista, crítico e reflexivo dialogando com os domínios de competências estabelecidas para PS. O objetivo geral desse estudo é analisar o perfil de formação e as competências gerais da formação do fisioterapeuta tomando como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais e as competências de promoção da saúde, como orientadores das práticas dos profissionais da saúde. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo realizado em duas Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Goiânia/GO. Os participantes da pesquisa são docentes e estudantes dos cursos de fisioterapia. Os dados foram coletados por meio de análise documental; a realização de grupos focais com os docentes e estudantes dos respectivos cursos. Os resultados apontam que as competências gerais previstas nas DCN, articulam-se com as da promoção da saúde na perspectiva da CompHP, entretanto no contexto dos cursos estudados, constatou-se dificuldades no desenvolvimento das competências gerais preconizadas pelas DCN e para Promoção da Saúde, como: falta de articulação do processo formativo com a rede de atenção básica do SUS; o currículo com enfoque reabilitador, cuja tendência é a de preparar o futuro profissional com um perfil especialista, voltado para a atuação em nível terciário da atenção a saúde. Pode-se concluir, respeitando-se os limites do presente estudo, que o modelo de formação do fisioterapeuta, no caso das duas instituições de ensino, ainda está centrado na doença com predominância no modelo biomédico, a formação oferecida parece estar desarticulada com o contexto atual de saúde e com o foco no desenvolvimento de competências para uma formação generalista, critica, humanista e reflexiva.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA formação do fisioterapeuta na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais e das competências no âmbito da promoção da saúdeen
dc.title.alternativeThe formation of physiotherapist in the context of the national curriculum guidelines and skills under the health promotionen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordDiretrizes curricularesen
dc.subject.keywordFisioterapiaen
dc.subject.keywordFisioterapeutas - formaçãoen
dc.subject.keywordSaúde - estudo e ensinoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20591-
dc.contributor.advisorcoParreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira-
dc.description.abstract1In recent years the debates around the social determinants of health and the building of new strategies to address basic problems brought new demands for training in health highlighting the importance of building skills for acting, besides, techniques. Competencies for Health Promotion (PS) has been built and validated internationally, especially the European Project CompHP. In Brazil, the National Curriculum Guidelines for the course in Physiotherapy (DCN / FISIO) establish a set of skills in order to guide training with generalist profile, critical and reflective dialogue with the areas of competence established for PS. The overall objective of this study is to analyze the profile of training and general skills training Physiotherapist with reference to the National Curriculum Guidelines and health promotion skills, as guiding the practices of health professionals. It is a qualitative study, exploratory and descriptive carried out in two Higher Education Institutions (HEIs) in the city of Goiânia / GO. Survey participants are teachers and students of physical therapy courses, data were collected through documentary analysis; conducting focus groups with teachers and students of the different courses. The results that the general powers provided for in the DCN, are articulated with the health promotion in view of CompHP, however in the context of courses studied it was found difficulties in the development of general skills recommended by DCN and Health Promotion, such as: lack of coordination of the training process with the primary care network of SUS; the curriculum with rehabilitative approach, whose tendency is to prepare future professionals with a specialist profile. focused on the activities at the tertiary level of health care. It can be concluded, respecting the limits of this study, the model of education of physiotherapists in the case of the two educational institutions, is still focused on the disease predominantly in the biomedical model, the training offered seems to be disconnected to the context Current health and the focus on developing skills for a generalist, critical, humanist and reflective.-
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.