Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20562
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorLinoBernades.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Corpo sentido : corporeidade e a emergência de recursos subjetivos associados à criatividade
Autor(es): Bernardes, Victor Lino
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Criatividade (Educação)
Epistemologia qualitativa
Subjetividade
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: BERNARDES, Victor Lino. Corpo sentido: corporeidade e a emergência de recursos subjetivos associados à criatividade. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho busca compreender o impacto do curso Corporeidade e Expressão Corporal e do Projeto de Extensão Universitária Movi-mente na subjetividade de seus participantes, com foco na emergência de recursos subjetivos associados à criatividade. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a Teoria da Subjetividade de González Rey, a concepção de criatividade como um complexo processo subjetivo de Albertina Mitjáns Martínez e a psicologia humanista de Abraham Maslow e Carl Rogers. A pesquisa caracterizada como Estudo de Caso, foi realizada utilizando os princípios da Epistemologia Qualitativa onde a produção do conhecimento se dá através da análise construtivo-interpretativa. No curso/projeto o corpo é abordado de forma multicultural e espiritual, o corpo se torna um laboratório com o objetivo de desenvolver consciência corporal e atingir a experiência meditativa. Foi realizado um intenso trabalho de campo que incluiu nossa participação nas aulas e nas práticas. O estudo de caso foi realizado com dois sujeitos utilizando os instrumentos: dinâmica conversasional, completamento de frases, análise documental, análise do facebook e composição. Ao analisarmos os casos foi possível articular uma relação entre Corporeidade, Subjetividade e Criatividade. Observamos como uma experiência, onde organizam-se práticas corporais com o objetivo de autoconhecimento, tem desdobramentos na subjetividade de seus participantes favorecendo a emergência de recursos subjetivos associados à criatividade.
Abstract: The present work tries to understand the impact of the Corporeity and Corporeal Expression course and the Universitary Extension Project Movi-mente in the subjectivity of the participants, focusing in the emergence of subjective resources associated with creativity. The theoretical aproach used in the research was the Subjectivity Theory developed by González Rey, the conception of creativity as a complex subjectivity process developed by Albertina Mitjáns Martínez and the humanist psychology developed by Abraham Maslow and Carl Rogers. The research characterized as Case Study, was realized using the principles of Qualitative Epistemology where the production of the aknowledge happens through the constructive-interpretative analyses. In the course/project the body has a multicultural and spiritual approach, the body becomes a laboratory with the purpose to develope body awareness and achieve the meditative expirience. It was realized an intense fieldwork wich included our participation in the classes and practices. The case study was made with two subjects using the instruments: conversasional dynamics, frase accomplishment, documental analyses, facebook analyses and composition. Through the case analyses we were able to articulate a relation between Corporeity, Subjectivity and Creativity. We observed how an expirience where corporeal practices are used with the purpose of self-aknowledge, had na impact in the subjectivity of the participants contributing for the emergence of subjective resources associated with creativity.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20562
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.