Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20500
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThiagoPeixotodosReis.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma abordagem dirigida a modelo para a geração de casos de teste baseada na detecção de cenários implícitos
Autor(es): Reis, Thiago Peixoto dos
Orientador(es): Rodrigues, Genaína Nunes
Assunto: Software - avaliação
Teste de desempenho
Dependabilidade
Confiabilidade
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: REIS, Thiago Peixoto dos. Uma abordagem dirigida a modelo para a geração de casos de teste baseada na detecção de cenários implícitos. 2015. xii, 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Confiabilidade é um pré-requisito, implícito e desejável na maioria dos sistemas. Para que um sistema seja confiável, tal exigência deve ser tida em conta em todas as fases de seu desenvolvimento. Cenários implícitos são uma anomalia gerada quando componentes de sistemas concorrentes se comunicam de uma forma inesperada, não descrita na especificação de comportamento do software. Teste em sistemas concorrentes é um exercício muito caro e difícil de revelar falhas especialmente quando o sistema já está implementado e em funcionamento. Teste baseado em modelo (TBM) é uma alternativa para automatizar a geração de casos de teste em sistemas concorrentes, a fim de reduzir o seu custo e à complexidade inerente à atividade de teste. Este trabalho aproveita a abordagem de teste dirigido a modelo para explorar detecção de cenários implícitos, de modo a melhorar a geração de casos de teste em sistemas concorrentes.
Abstract: Reliability is a prerequisite, implicit and desirable in most systems. For a system to be reliable, such requirement should be taken into account during all development stages of a system. Implied scenarios are an anomaly generated when concurrent system components communicate in an unexpected way, w.r.t. to the software behavior specification. Testing concurrent systems is a very expensive exercise and hard to reveal faults specially when the system is already deployed and running. Model-Based Testing is an alternative to automate test case generation in concurrent systems, in order to reduce their cost and the inherent complexity of the testing activity. This work leverages model-driven testing techniques to explore implied scenarios detection so as to improve the generation of test cases in concurrent systems.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Informática
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20500
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.