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Título: Efeitos de mudanças sucessivas na definição de produto agregado em metacontingências
Autor(es): Andrade, Fabiana Azevedo de
Orientador(es): Todorov, João Claudio
Assunto: Metacontingência
Aquisição repetida
Comportamento social
Seleção cultural
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: ANDRADE, Fabiana Azevedo de. Efeitos de mudanças sucessivas na definição de produto agregado em metacontingências. 2015. ix, 48 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com base nos três níveis de seleção definidos por Skinner, Sigrid Glenn criou o conceito de Metacontingência para o estudo de práticas culturais. Para investigar princípios básicos relacionados ao terceiro nível de seleção, este estudo procurou observar quais seriam os efeitos sobre a aprendizagem de duplas, a partir do número de tentativas emitidas, durante mudanças sucessivas na definição do local do produto agregado (PA). Por meio do procedimento de aquisição repetida 10 duplas participaram do experimento. O experimento consistiu em um jogo realizado em um tabuleiro virtual com duas peças, dividido em 16 quadrantes sem o conhecimento dos participantes. Em cada fase, o encontro entre as peças seria reforçado em um quadrante diferente, que foi previamente definido e alterado a cada fase. Foram realizadas duas condições com cinco fases cada. Cada condição consistiu em encontros promovidos pela dupla durante as cinco fases. As fases 1, 2, 3 e 4 eram iguais para as duas condições. Para a Fase 5 na Condição 1, o encontro seria reforçado no Quadrante 15 e na Condição 2, no Quadrante 11. Cada dupla participou somente de uma condição. As sete primeiras duplas participaram da Condição 1 e as três últimas da Condição 2. Comparando-se os dados da primeira e da última fase, verificou-se que o número de tentativas até a estabilidade diminuiu para as duplas 1, 2, 4 e 8 e aumentou para as duplas 3, 5, 6 e 7, 9 e 10. Para a análise de dados, foram definidos critérios de dificuldades posteriores aos experimentos para as fases e condições. De acordo com o número de tentativas emitidas pelas duplas e a quantidade mínima de quadrantes necessários para o encontro, percebeu-se que produzir o PA foi mais difícil na Fase 5 das duas condições. O experimento realizado mostrou a utilidade do procedimento e demonstrou a possibilidade de realizar pesquisa básica em metacontingência de maneira simples sem a necessidade de reforçamento adicional para o comportamento individual ou treino prévio para a tarefa.
Abstract: Based on three selection levels defined by Skinner, Sigrid Glenn created the concept of metacontingency for the study of cultural practices. To investigate basic principles related to the third selection level, this study searched for what would be the effects on learning during successive changes in the arrangement of the aggregate output (AO). Through repeated procurement process, 13 pairs participated in the experiment which consisted of a game performed on a virtual board with two parts, divided into 16 quadrants without the knowledge of the participants. The location of the AO was previously defined and modified at each stage. Two conditions were conducted with five phases each, differentiated only by Phase 5. Each pair took part in only one condition, the first seven participated in Condition 1 and the last three of Condition 2. Comparing the data of the first and last phase, it was found that the number of attempts to decreased stability for the pairs 1, 2, 4 and 8 and increased for the pairs 3, 5, 6, 7, 9 and 10. According to the number of attempts issued by the pairs and the minimum amount of quarters required for the meeting, it was noticed that it was more difficult to produce the AO in Phase 5 of the two conditions. To data variability we cannot say systematic effects on pairs learning from the successive changes in conditions. Yet, the experiment showed the usefulness of the procedure and demonstrated the possibility of carrying out basic research metacontingency in a simple way without the need of reinforcement for individual behavior or pre-training for the task.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.20474
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