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dc.contributor.advisorDuarte, Pedro David Russi-
dc.contributor.authorSantiago Vigata, Helena-
dc.date.accessioned2016-05-25T18:48:26Z-
dc.date.available2016-05-25T18:48:26Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.date.submitted2016-02-22-
dc.identifier.citationSANTIAGO VIGATA, Helena. A experiência artística das pessoas com deficiência visual em museus, teatros e cinemas: uma análise pragmaticista. 2016. 313 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20397-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2016.en
dc.description.abstractEsta tese propõe-se a fazer um estudo da acessibilidade aos museus, teatros e cinemas para as pessoas com deficiência visual. A matriz na qual se enquadra é a proposta pragmaticista do pensador estadunidense Charles Sanders Peirce (1839-1914), cujo sistema filosófico abrange todas as áreas de conhecimento e apresenta uma concepção particular da estética e das artes. Após definir os conceitos de deficiência visual,experiência e experiência artística, se apresenta um estudo dos hábitos culturais dos participantes da pesquisa com o intuito de identificar as possíveis barreiras e facilidades que configuram suas experiências quando vão a museus, teatros e cinemas, as quais constituem um fator definitivo na inclusão dessas pessoas nas práticas de fruição artística. Por fim, entra-se na questão da acessibilidade para esclarecer seu significado e apresentar os diversos métodos e técnicas empregados para tornar acessíveis os filmes, peças de teatro, pinturas e esculturas para as pessoas com deficiência visual. A pesquisa empírica foi desenvolvida em Madri, onde foram mapeadas as diferentes iniciativas de acessibilidade e analisadas as experiências artísticas de usuários reais, colocando o foco principal nos processos de significação e nos efeitos que essas experiências produzem nos hábitos de sentir, agir e pensar dos sujeitos. De maneira a alcançar uma compreensão mais profunda dos resultados obtidos, foram realizadas entrevistas com quatro especialistas chave que ajudaram a entender tanto o ponto de vista dos produtores de acessibilidade quanto o dos receptores. Os resultados obtidos trouxeram à tona questões importantes muitas vezes obviadas e que permitem alcançar uma compreensão holística e profunda do objeto de estudo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA experiência artística das pessoas com deficiência visual em museus, teatros e cinemas : uma análise pragmaticistaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordPragmatismoen
dc.subject.keywordCultura - acessibilidadeen
dc.subject.keywordAcessibilidadeen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - acessibilidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20397-
dc.description.abstract1The aim of this doctoral dissertation is to develop a study on accessibility to museums, theaters and cinemas for the visually impaired. It is framed within the pragmaticist approach of the American thinker Charles Sanders Peirce (1839-1914), whose philosophical system covers all areas of knowledge and has a particular conception of aesthetics and the arts. After defining the concepts of visual impairment/disability,experience and artistic experience, it presents a study of the cultural habits of respondents in order to identify possible barriers and facilities that shape their experiences when they go to museums, theaters and cinemas, which are a definite factor in the inclusion of these people in the artistic enjoyment practices. Finally, it tackles the issue of accessibility to clarify its meaning and present the various methods and techniques employed to make movies, plays, paintings and sculptures accessible for people with visual impairments. The empirical research was conducted in Madrid, where the various accessibility initiatives were mapped and the artistic experiences of actual users analyzed, putting the focus on the processes of signification and the effects of such experiences in the habits of feeling, acting and thinking of the subjects. In order to achieve a deeper understanding of the results, interviews with four key experts were conducted and helped us understand both the point of view of accessibility producers and the recipients. We believe that the results brought to light important issues often obviated and made it possible to achieve a holistic and deep understanding of the subject matter.-
dc.description.abstract2Esta tesis se propone hacer un estudio de la accesibilidad a los museos, teatros y cines para las personas con discapacidad visual. La matriz en la que se enmarca es la propuesta pragmaticista del pensador estadounidense Charles Sanders Peirce (1839-1914), cuyo sistema filosófico abarca todas las áreas de conocimiento y presenta una concepción particular de la estética y del arte. Tras definir los conceptos de discapacidad visual,experiencia y experiencia artística, se presenta un estudio de los hábitos culturales de los participantes de la investigación con el objetivo de identificar las posibles barreras y facilidades que configuran sus experiencias cuando van a museos, teatros y cines, las cuales constituyen un factor definitivo en la inclusión de estas personas en las prácticas de disfrute artístico. Por último, se entra en la cuestión de la accesibilidad para esclarecer su significado y presentar los distintos métodos y técnicas empleados para hacer accesibles las películas, obras de teatro, pinturas y esculturas para las personas con discapacidad visual. La investigación empírica tuvo lugar en Madrid, donde se hizo un reconocimiento de las diferentes iniciativas de accesibilidad y se analizaron las experiencias artísticas de usuarios reales, poniendo el foco principal en los procesos de significación y en los efectos que dichas experiencias producen en los hábitos de sentir, actuar y pensar de los sujetos. Para alcanzar una comprensión más profunda de los resultados obtenidos, se llevaron a cabo entrevistas con cuatro especialistas clave que ayudaron a entender tanto el punto de vista de los productores de accesibilidad como el de los receptores. Los resultados obtenidos sacaron a la luz cuestiones importantes muchas veces obviadas y que permiten alcanzar una comprensión holística y profunda del objeto de estudio.-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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