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dc.contributor.advisorAncona Lopez, André Porto-
dc.contributor.authorMalverdes, Andre-
dc.date.accessioned2016-05-17T21:45:31Z-
dc.date.available2016-05-17T21:45:31Z-
dc.date.issued2016-05-17-
dc.date.submitted2015-12-08-
dc.identifier.citationMALVERDES, Andre. O mundo dos cinemas de rua em imagens: organização da informação e descrição de acervos fotográficos reunidos em coleções. 2015. 204 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20290-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de análise das adequações das normas de descrição arquivística para a organização de informações de acervos fotográficos reunidos em coleções. A pesquisa trabalha com conceitos da área da Ciência da Informação, com foco nas terminologias arquivísticas, como os conceitos de informação, documento, fotografia, patrimônio, arquivo, descrição e coleção, vistos a partir da análise de obras de autores consagrados e de dicionários reconhecidos nacional e internacionalmente. A análise dos dicionários e manuais no levantamento teórico parte da premissa de que servem para demonstrar como conceitos são percebidos e compreendidos pela comunidade profissional na qual são utilizados. Além disso, faremos uma observação empírica através de um estudo de caso do Projeto Cine Memória, visando analisar a aplicabilidade e a necessidade das adaptações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), com a finalidade de atender às especificidades dos documentos fotográficos reunidos em coleção que compõem os patrimônios documentais das entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. O objetivo do trabalho é analisar a utilização das normas de descrição arquivística como ferramenta de auxílio para a descrição de acervos fotográficos reunidos em coleções. Além disso, pretende discutir o conceito de patrimônio na perspectiva da fotografia como parte do patrimônio documental; verificar o contexto da fotografia como documento de arquivo e a relação da coleção dentro da proposta de inserção de um patrimônio documental comum; analisar a questão da descrição arquivística e a fotografia como objeto de análise e documento de arquivo; e apresentar seus desdobramentos com o intuito de analisar a aplicabilidade das normas de descrição arquivística.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO mundo dos cinemas de rua em imagens : organização da informação e descrição de acervos fotográficos reunidos em coleçõesen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordDescrição arquivísticaen
dc.subject.keywordAcervo fotográficoen
dc.subject.keywordArquivo pessoalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.20290-
dc.description.abstract1This paper presents a proposal for analysing the adequacy of archival descriptive standards for organising the information within photographic material held in collections. The research, focusing on archival terminology, works with concepts within the field of Information Science such as information, document, photograph, heritage, archive, description and collection, as seen in the analysis of works by established authors and nationally and internationally recognised dictionaries. The analysis of the dictionaries and works in this theoretical survey stems is based on the premise that it serves to demonstrate how concepts are perceived and understood by the professional community in which they are used. In addition, we will make empirical observations by means of a case study of the Cine Memory Project, with the aim of analysing the applicability of, and the need for adaptations to, the Brazilian Standard for Archival Description (NOBRADE), in order to meet the specificities of photographic documents gathered in the collections that form the documentary heritage of their custodians. The objective is to analyse the use of archival descriptive standards as a tool for the description of photographic material held in collections. Furthermore it also aims; to discuss the concept of the heritage perspective of photography as part of documentary heritage; to validate the medium of photography as an archive document and its relationship to the collection within a proposal to include it as a standard heritage document; to examine the question of archival description and the photograph as both a9n object of analysis and archival document; and to present their developments with the intention of analysing the applicability of archival descriptive standards.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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