http://repositorio.unb.br/handle/10482/20171
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_LeandrodeBessaOliveira.pdf | 23,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Imagens fantasmas e o imaginário da putaria : aproximação a um pensamento feminino para a estética e a comunicação |
Autor(es): | Oliveira, Leandro de Bessa |
Orientador(es): | Silva, Gustavo de Castro e |
Assunto: | Imaginário Comunicação Imagem História da arte Warburg, Aby, 1866-1929 |
Data de publicação: | 11-Mai-2016 |
Data de defesa: | 14-Dez-2015 |
Referência: | OLIVEIRA, Leandro de Bessa. Imagens fantasmas e o imaginário da putaria: aproximação a um pensamento feminino para a estética e a comunicação. 2015. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A dissertação delineia o imaginário da putaria através de imagens da história da arte: pinturas, esculturas e artefatos; e imagens midiáticas: fotografias, cartazes e filmes. Tais imagens são designadas como imagens fantasmas, por tratarem de um momento histórico diferente do nosso embora sobreviventes ao tempo. Nesse sentido, tem-se como objetivo traçar uma narrativa dos vestígios imaginários da putaria por meio de uma genealogia da forma e uma etimologia cultural da puta. Procedimento adotado pelo historiador da arte Aby Warburg, o qual nos fornece as ferramentas de análise e interpretação da imagem: analógico, comparativo, por aproximação e filológico. Ideia agitada de Warburg nomeada por Warburg de Pathosformel, ou fórmulas expressivas do páthos. Procuramos compreender também, por esse viés, as relações entre corpo e mito, sagrado e sexual, feitiço e sedução, interdito e transgressão, gozo e consumo, razão e sensibilidade. Assim, as imagens analisadas, predominantemente femininas e portadoras de uma sexualidade livre que nos auxiliaram encontrar, por meio de uma potência criativa e poética, uma estética puta que potencialmente nos permite propor uma filosofia puta que problematize as resistências, os não ditos, o rejeitado e a abjeção. |
Abstract: | The dissertation outlines the imaginary of bitching through art historical images: paintings, sculptures and artifacts; and media images such as photographs, posters and movies. Such images are called phantom images for addressing a historical moment different from ours; however it survived through times. In this sense, it has aimed to draw a narrative of imaginary traces of bitching through a genealogy of shape and a cultural etymology of a bitch. The procedure adopted by the art historian Aby Warburg, which provides us with the tools of analysis and interpretation of image: analog, comparative approach and philological. Notion named by Warburg Pathosformel, or the expressive formulas of páthos. We have also tried to understand, from this point of view, the relationship between body and myth, sacred and sexual, witchery and seduction, interdict and transgression, enjoyment and consumption, reason and sensibility. Thus, the analyzed images, predominantly feminine about women with free sexuality, allowed us to find, through a creative and poetic power, a bitch aesthetic rising from a bitch philosophy that discusses the resistance, unspeakable, rejected and abjection. |
Résumé: | La dissertation décrit l'imaginaire de la pute à travers des images d’histoire de l’art: peintures, sculptures et objets; et les images des médias: photographies, affiches et films. Ces images sont appelées des images fantômes pour adresser un moment historique différente du nôtre, bien que les survivants au temps. En ce sens, il a pour but tracer une narrative des vestiges imaginaires de la pute à travers d’une généalogie de la forme et d’une étymologie culturelle de la pute. Processus adoptée par l'historien d'art Aby Warburg, qui nous fournit les outils d'analyse et d'interprétation de l'image: analogique, par approche, comparative et philologique. Idée trépidant nommé par Warburg de Pathosformel, ou forme superlative de l’expression des passions (páthos). Essayez de comprendre également, sous cet angle, la relation entre corps et mythe, sacré et sexuelle, sorcellerie et séduction, l’interdit et la transgression, jouissance et consommation, raison et sensibilité. Ainsi, les images analysées, en majorité féminin et des femmes ayant dune sexualité libre, nous ont permis de trouver, grâce à une puissance créatrice et poétique, une esthétique pute résultant d'une philosophie pute qui traite de la résistance, l’indicible, le rejetable et l'abjection. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20171 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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