http://repositorio.unb.br/handle/10482/20145
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_MariadeNazarethRodriguesMalcherdeOliveiraSilva.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Centros de atenção psicossocial álcool e drogas (caps ad) : modelo de cuidado, competências e demandas de aprendizagem dos profissionais |
Autor(es): | Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira |
Orientador(es): | Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto: | Educação continuada Drogas Políticas de saúde Pessoal da área médica |
Data de publicação: | 6-Mai-2016 |
Data de defesa: | 4-Fev-2016 |
Referência: | SILVA, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira. Centros de atenção psicossocial álcool e drogas (caps ad): modelo de cuidado, competências e demandas de aprendizagem dos profissionais. 2016. 256 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clinica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde (EPS) tem sido apresentada pelo Ministério da Saúde como estratégico para articulação de ações, saberes e práticas para uma atenção integral, resolutiva e humanizada que responda às necessidades do modelo psicossocial de cuidado aos problemas associado ao consumo abusivo de drogas. O modelo psicossocial de redução de danos e inserção social desenvolvido pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), e para isso novas competências e habilidades se fazem necessárias, além do investimento em educação permanente em serviço aos profissionais desses serviços para o desenvolvimento de práticas e estratégias terapêuticas efetivas para o usuário e para a consolidação do modelo psicossocial. O objetivo geral foi descrever e analisar, a partir de diferentes estratégias metodológicas, as diretrizes das políticas governamentais sobre a EPS, o modelo psicossocial no campo das drogas e a caracterização dos CAPS AD comparando à realidade desses serviços, às práticas e estratégias terapêuticas ocorridas, os itinerários de tratamento dos usuários e às demandas de aprendizagens dos profissionais com os parâmetros de qualidade e indicadores de adesão dos serviços ao modelo psicossocial contidos nas políticas. Utilizou-se o método misto exploratório descritivo, comestratégias qualitativa e quantitativa, em duas partes, a primeiro teórico com o estudo da literatura e de documentos governamentais nacionais e internacionais e a segunda, empírico realizado em três CAPS AD, dois no Distrito Federal e um no município de São Paulo, na qual foi analisado os documentos administrativos dos serviços, os prontuários dos usuários e entrevistado os profissionais. Os dados levantados foram analisados utilizando planilhas categoriais, e a análise de conteúdo de Bardin. As diretrizes do modelo de cuidado para a problemática das drogas, construídas por modelos em saúde mental mundial e pactuações internacionais, ainda não estão produzindo os efeitos desejados na realidade dos serviços. Há demandas de melhoria na infraestrutura adequando-as às características do cuidado e atividades terapêuticas e de investimentos em educação, continuada e permanente, que possibilite estimular a aprendizagem de novas competências e habilidades dos profissionais e que efetive o modelo psicossocial e consolide as políticas públicas. |
Abstract: | The permanent in-service training has been provided by the Ministry of Health as a strategy for joint actions, knowledge and practices for an integrated, resolute and humanized care that meets the needs of the psychosocial model of care to the problems associated with drug abuse. The psychosocial model of harm reduction and social inclusion should be developed by the professionals of the Psychosocial Care Center Alcohol and Drugs (CAPS AD), and that new skills and abilities are needed, in addition to investment in lifelong learning in service to professionals in these services for the development of practical and effective therapeutic strategies for the user and for the consolidation of the psychosocial model. The overall objective was to describe and analyze, from different methodological strategies, guidelines of government policy on vocational training in health, psychosocial model in the drug field and the characterization of CAPS AD comparing the reality of these services, practices and strategies therapeutic occurred, treatment itineraries of users and the demands of learning professionals with quality standards and compliance indicators of psychosocial services to the model contained in policies. We used the descriptive exploratory mixed method, with several qualitative and quantitative strategies in two parts, the theoretical first with the study of literature and national and international government documents and the second empirical conducted in three CAPS AD, two in the Federal District and one in São Paulo, in which was analyzed the administrative arrangements for the services, records of users and interviewed professionals. The data collected were analyzed using spreadsheets categories, and Bardin's content analysis. The model of care guidelines for the problem of drugs, built by models in global mental health and international pacts, are not producing the desired effects on the reality of services. There is improvement in infrastructure demands adapting them to the characteristics of care and therapeutic activities and investments in education, continuous and permanent, which allows the stimulation of learning new skills and abilities of professionals who make efective the psychosocial model and consolidate political policy. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.20145 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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