Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20071
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KellyCarvalhoAssunção.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposta fundamentada de níveis de desempenho para português como segunda língua
Autor(es): Assunção, Kelly Carvalho
Orientador(es): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Assunto: Avaliação de desempenho
Referência (Linguística)
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: ASSUNÇÃO, Kelly Carvalho. Proposta fundamentada de níveis de desempenho para português como segunda língua. 2015. xvi, 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada situa-se na subárea intitulada como Referencial de Níveis de Desempenho (RENIDE), filiada à área maior de Políticas de Ensino de Línguas (POELin). Ela está voltada para a proposição de um referencial de níveis de desempenho do Português como Segunda Língua (PL2). Apesar de ser esse o tema principal, o trabalho assume um caráter multidisciplinar, tendo em vista que o referencial teórico resenhado pertence à área da Linguística Aplicada, mas perpassa por subáreas de ação e pesquisa ligadas à outras subáreas como, Planejamento e Gestão da Área, Grandes Exames e Certificação, Formação Inicial e Continuada de Agentes, Materiais de Ensino e Aprendizagem e ainda Diretrizes para a Oferta de Línguas. Procura ganhar corpo por meio da explicitação de conceitos considerados importantes para o fim a que se destina a pesquisa. Assim, versa sobre competência, desempenho, nível limiar, entre outros. Em se tratando das práticas metodológicas usadas, pautamo-nos na pesquisa qualitativa, mediada por procedimentos de estudo de caso envolvendo análise documental. A proposta de níveis de desempenho foi sugerida e submetida a professores de PL2 para a apreciação crítica. A análise e a discussão da proposta visam alcançar temas emergentes na área de PLE (grande área) como a necessidade de se ter um referencial de níveis brasileiro para o ensino da língua-alvo, por exemplo. Esta dissertação pretende contribuir significativamente para a construção do ensino e da aprendizagem de qualidade da Língua Portuguesa em um contexto de globalização à medida que poderá também servir de parâmetro de ensino para os testes aplicados ao público de PLE ou PL2.
Abstract: The research presented here is located in the subarea entitled RENIDE, held by the largest area of Language Teaching Policies (POELin). It aims at proposing a framework of Portuguese as a Second Language (PL2) performance levels. It also takes on a multidisciplinary approach since it encloses subareas of action and research that belong to, for instance, Planning and Management of the Area, Great Exams and Certification, Teachers’ Initial and Continuing Training, Teaching and Learning Materials, as well as Guidelines for offering languages. It aims at achieving weight by turning some concepts considered important for the research’s goals explicit. Thus, it deals with competence, performance, and threshold level, among others. In terms of methodology, it is based on qualitative research, mediated by case study procedures that involve data analysis. The proposal of performance levels were submitted to PL2 teachers for critical discussion. The analysis and discussion of the proposal aim at achieving emerging issues in the area of PLE (great area), such as the need to have Brazilian level references for the teaching of the Target Language, for instance. This work aims at meaningfully contributing to the construction of a quality teaching and learning of Portuguese as a Second Language in a context of globalization as well as it may also serve as a teaching parameter for the tests offered to the public.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.20071
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.