DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Claudia da | - |
dc.contributor.author | Lima, Elizabete Barros de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T21:34:22Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T21:34:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-19 | - |
dc.date.submitted | 2016-02-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Elizabete Barros de Sousa. Contos e crônicas sério-cômicos de Lima Barreto: um estudo dialógico do riso e da sátira. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19978 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016. | en |
dc.description.abstract | Lima Barreto, escritor militante do limiar do século XX, trouxe para as letras brasileiras um novo foco de olhar artístico: por meio da sátira e da ironia, uniu o contexto histórico de sua época e a forma literária, marcada pela coloquialidade e o afastamento da estética simbolista e parnasiana que figurava no período. Dessa forma, partindo do pressuposto de Makhail Bakhtin sobre a carnavalização, esta dissertação busca apontar o riso como um dos principais ingredientes do projeto estético limabarretiano. Analisou-se, dessa forma, a série de crônicas Os bruzundangas, e mais três contos: “A Nova Califórnia”, “O homem que Sabia Javanês” e “Apologética do feio”. Diante de tais escrituras, constatou-se que o prosador carioca, integrante de uma tradição de literatura do riso, apropriou-se dos modelos antigos e construiu o seu, com estética que muito se assemelha à de Gregório de Matos e à de Luciano. A sátira, enquanto forma de revelação da verdade, figurou como uma das principais fontes do riso, destronando a intelectualidade da época do escritor em nome da equalização discursiva e da revelação de uma visão de mundo (Weltanschauung). | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Contos e crônicas sério-cômicos de Lima Barreto : um estudo dialógico do riso e da sátira | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Barreto, Lima, 1881-1922 - crítica e interpretação | en |
dc.subject.keyword | Simbolismo (Literatura) | en |
dc.subject.keyword | Crônicas brasileiras | en |
dc.subject.keyword | Sátira | en |
dc.subject.keyword | Carnavalização | en |
dc.subject.keyword | Parnasianismo (Literatura) | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19978 | - |
dc.description.abstract1 | Lima Barreto, an active writer of the threshold of the twentieth century, brought to the Brazilian literature a new focus on the artistic pont of view: by means of satire and irony. Thus, he connected the historical context of his time and the literary form – plagued by the colloquial and the removal from the Symbolist and Parnassian aesthetics – which appeared in the aforementioned period. Thereby starting from "literature carnivalization" of Mikhail Mikhailovich Bakhtin, this thesis aims to identify laughter as one of the main components of Lima Barreto´s aesthetic design. In this way, the following series of Brazilian literary chronicles “The bruzundangas”, and three short stories: "The New California", "The man who knew Javanese" and "Apologetics of the ugly". Based on these writings, Lima Barreto not only as a prose writer from Rio de Janeiro, Brazil, but also as a member of a laughing literary heritage got hold of the old paradigms, and built his own mode of expression, with a very aesthetic like Gregório de Matos e Guerra (Brazilian poet) and Luciano de Samósata (Roman writer). The satire, as a way of bringing to the surface the truth, figured as a major source of laughter, dethroning the intelligentsia of the writer's time on behalf of discursive equalization and the revelation of a worldview (Weltanschauung). | - |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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