http://repositorio.unb.br/handle/10482/19929
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_DanielMouraCostaTeixeira.pdf | 12,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Política florestal e clima de investimento : o caso de Tocantins |
Outros títulos: | Forest resource policy and investment climate : the Tocantins case |
Autor(es): | Teixeira, Daniel Moura da Costa |
Orientador(es): | Zapata, Clovis |
Coorientador(es): | Conceição, Pedro Henrique Zuchi da |
Assunto: | Política florestal Política florestal - investimentos Índices |
Data de publicação: | 12-Abr-2016 |
Data de defesa: | 31-Out-2014 |
Referência: | TEIXEIRA, Daniel Moura da Costa. Política florestal e clima de investimento: o caso de Tocantins. 2014. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A política florestal tem por objetivo garantir que as florestas contribuam com o bem estar da sociedade de maneira contínua e sustentável. Para alcançar essa meta, entre as estratégias apontadas na literatura, está o aumento da competitividade dos negócios florestais como forma de evitar a conversão de áreas florestais em outros usos não sustentáveis, que por sua vez, está intimamente ligado ao clima de investimentos no setor. Se o clima de investimentos florestais de uma região for adverso, os retornos tendem a ser bastante incertos, impedindo que os investidores se engajem no setor florestal. Nesse contexto, os índices de clima de investimento constituem uma ferramenta de informação amplamente utilizada entre os formuladores de políticas públicas e demais stakeholders do setor florestal para orientar suas ações. Dessa forma, torna-se relevante avaliar as metodologias de cálculo dos índices para validar seus resultados e evitar que políticas florestais sejam formuladas com base em informações equivocadas. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo avaliar o uso do Índice de Atração ao Investimento Florestal (IAIF) para o estado do Tocantins como instrumento de informação para os formuladores de política pública e compreender quais as potencias implicações do ponto de vista de políticas públicas para o Estado.Os resultados mostraram que a metodologia de cálculo do IAIF, bem como os dados disponíveis, possuem diversas limitações e não refletem as possibilidades reais que os formuladores de política têm para melhorar o clima de investimentos no estado. Por outro lado, mesmo com as limitações apresentadas, o IAIF ainda é capaz de capturar custos que envolvem a iniciativa privada e que os governos podem ter algum nível de influência no longo prazo, apontando quais os investimentos em serviços públicos, ajustes legais e institucionais, entre outras ações devem ser tomados. Portanto, o presente estudo indica que ferramentas como o IAIF podem funcionar para analises preliminares do ambiente econômico, político e institucional do setor florestal. |
Abstract: | Forest policy aims to ensure that forests contribute to well-being of the society in a continuous and sustainable way. To achieve this goal, among the strategies mentioned in the literature, it is the competitive raise of the forest business in order to avoid the conversion of forest areas in other unsustainable uses, which in turn, it is closely linked to investment climate in the forest sector. If the forest investment climate of a region is adverse, the returns tend to be quite uncertain, preventing investors engage in the forest sector. In this context, the investment climate indexes are an information tool widely used among policymakers and other stakeholders to guide their actions. Thus, it becomes important to evaluate the indexes methodologies in order to validate the results and avoid that forest policies are formulated based on misinformation. In this sense, this study aimed to evaluate the use of the Forest Investment Attractiveness Index (IAIF) for Tocantins as information tool for the policy makers and understand what the potential complications from the point of view of public policies for the state. The results showed that the IAIF methodology, as well as data available, has several limitations and not reflect the real possibilities that policy makers of the state have for improving the investment climate. On the other hand, the IAIF is still able to capture costs involving the private sector and that governments may have some level of influence on the long term, which requires substantial investments in public services, legal and institutional adjustments, as well as another actions. Therefore, this study indicates that tools, like the IAIF, can work for preliminary analysis of the economic, politic and institutional environment of the forest sector. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente, 2014. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.19929 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.