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Título: Inclusão : educação ambiental aplicada ao ensino de geografia para alunos surdos no CEF 08 do Gama-DF do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Fernandes, Jean Volnei
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Educação especial
Educação ambiental
Inclusão
Metodologia de ensino
Data de publicação: 11-Abr-2016
Referência: FERNANDES, Jean Volnei. Inclusão: educação ambiental aplicada ao ensino de geografia para alunos surdos no CEF 08 do Gama-DF do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2015. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O desenvolvimento dessa dissertação de mestrado, teve como foco principal buscar mecanismos, que facilitassem o ensino-aprendizagem de alunos portadores de deficiência auditiva, no tocante às questões relativas à educação ambiental. O interesse pelo assunto surgiu, a partir das situações vivenciadas pelo pesquisador durante o trabalho como professor de geografia para alunos com surdez do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no Centro de Ensino Fundamental 08 do Gama-DF. Para dar respaldo à pesquisa foram realizadas leituras de temas ligados à inclusão, à educação de pessoas com surdez e à educação ambiental. Foi aplicada junto aos alunos surdos, pesquisa qualitativa/quantitativa com o intuito de conhecer o pensamento dos alunos em relação às questões ambientais e sociais. A metodologia de pesquisa teve como propósito preparar aulas de educação ambiental, com foco na coleta seletiva e na reciclagem, que fossem mais significativas e apropriadas para o aprendizado do aluno surdo. Os passos seguintes da metodologia consistiram na junção do tripé: comunicação em Libras, material visual e saída de campo, como eixos norteados da pesquisa. Todo o trabalho contou com a participação de uma intérprete de Libras, que traduziu os conhecimentos expressos em português, para a língua materna dos surdos “Libras”. Posteriormente foi trabalhado o filme “Lixo Extraordinário” de Vick Muniz, que contemplou os aspectos ligados as questões visuais. A etapa seguinte foi a saída de campo, na Estação de Metarreciclagem em Valparaíso de Goiás, local em que ocorre todo o processo de transformação do lixo eletrônico, com materiais recolhidos tanto em Goiás como no DF.
Abstract: The development of this dissertation, focused primarily seek mechanisms that facilitate the teaching and learning of students with hearing impairment, concerning issues related to environmental education. The interest in the subject arose from the situations experienced by the researcher while working as a professor of geography for students with deafness from 6th to 9th grade of elementary school at Fundamental Education Center 08 of Gama-DF. To give support to research were performed readings issues related to inclusion, education of people with deafness and environmental education. It was applied to the deaf students, qualitative and quantitative research in order to meet students' thinking regarding environmental and social issues. The research methodology had as purpose to prepare environmental education classes, focusing on selective collection and recycling, to be more meaningful and appropriate to the learning of deaf students. The following steps of the methodology consisted of the junction of tripod: communication Pounds, visual material and field trip, as guided axes of research. All work had the participation of an interpreter of Libras, who translated the knowledge expressed in Portuguese, to the mother tongue of the deaf "Pounds". Then, was presented to the students the film: "Extraordinary Trash" of Vick Muniz, which included aspects related visual issues. The next step was the output field, at which time we address Metarreciclagem station in Valparaíso de Goiás, in which we witness the entire process of transformation of electronic waste with materials collected both in Goiás and the Federal District.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19910
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