Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19889
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RoseMayCarneiro.pdf342,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJordan, Susana Madeira Dobal-
dc.contributor.authorCarneiro, Rose May-
dc.date.accessioned2016-04-07T18:24:56Z-
dc.date.available2016-04-07T18:24:56Z-
dc.date.issued2016-04-07-
dc.date.submitted2015-11-30-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Rose May. Na estrada com os primeiros road movies de Wim Wenders: viagem, identidade e incomunicação. 2015. 143 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19889-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.en
dc.description.abstractO objetivo desta tese é analisar os filmes que iniciam a trilogia on the road do cineasta alemão Wim Wenders: Alice nas Cidades (Alice in den Städten / 1974), Movimento em Falso (Falsche Bewegung / 1975 ) e No Decurso do Tempo (Im Lauf der Zeit/1976). Por meio da viagem e do ato de viajar, os filmes de Wim Wenders percorrem estradas repletas de temas existenciais que nos ajudam a refletir sobre a condição humana, na contemporaneidade. Nas suas paisagens áridas e impactantes, seus personagens ligam-se a questões como a busca da identidade, a incomunicabilidade do homem no mundo contemporâneo, a poesia, a solidão, os silêncios, os grandes espaços vazios, além da reflexão sobre a transitoriedade da imagem que perpassa a pintura, a fotografia, os gêneros, como o da paisagem, até chegar na transitoriedade do cinema.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleNa estrada com os primeiros road movies de Wim Wenders : viagem, identidade e incomunicaçãoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordWenders, Wim, 1945- crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordFotografiaen
dc.subject.keywordCinema contemporâneoen
dc.subject.keywordFilmes cinematográficosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.11.T.19889-
dc.description.abstract1The objective of this thesis is to analyze the films that compose the trilogy on the road by the German filmmaker Wim Wenders: Alice in the Cities (Alice in den Städten / 1974), Wrong Move (Falsche Bewegung / 1975) and Kings of the Road (Im Lauf der Zeit / 1976). Through the journey itself and the act of traveling, Wim Wenders films run through roads charged with existential themes that help us reflect on the human condition in contemporary times, considered also from a cultural perspective. In the arid and striking landscapes of the films, the characters are bound to connect to issues such as the search for identity, the lack of communication in the contemporary world, poetry, solitude, silence, geographical emptiness as well as the reflection on the image of transience running through painting, photography, genres such as landscape, until it reaches the transience of cinema itself.-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.