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Título: Letramento e a redação do ENEM : uma netnografia
Autor(es): Oliveira, Silvia Naara da Silva Pinto de
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Letramento
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Netnografia
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Silvia Naara da Silva Pinto de. Letramento e a redação do ENEM: uma netnografia. 2016. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta dissertação, que apresenta pesquisa de caráter qualitativo, tem o objetivo de descrever ações de letramento de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e refletir sobre estratégias linguísticas empregadas por essas pessoas a fim de alcançar a nota máxima na redação do exame. As práticas de leitura e escrita têm sido apontadas como as mais relevantes ações linguísticas reforçadas na educação básica, sendo o Enem o evento atual de maior importância para a avaliação dos ensinos fundamental e médio. A construção do referencial teórico desta dissertação está baseada em análises de vertentes tidas como essenciais para o êxito da redação do Enem: o letramento, a compreensão de gêneros discursivos e a compreensão das competências do Enem. O letramento diz respeito aos processos de leitura, compreensão e escrita, numa perspectiva de funcionalidade das práticas discursivas, o que leva aos gêneros do discurso que são a materialização dos textos em circulação na sociedade. A avaliação da redação do Enem é pautada pelas competências, que são o conhecimento linguístico e de mundo que o participante deve expor ao redigir sua redação. A geração dos dados se deu através de questionário sociolinguístico enviado por e-mail a participantes do Enem 2012 e 2013 que obtiveram nota superior a 800 pontos na redação. A metodologia empregada foi a etnografia mediada pela rede mundial de computadores, ou seja, a netnografia. A escolha pela pesquisa na internet se faz porque o mundo está cada vez mais virtual e as redes sociais vêm assumindo um papel cada vez maior na sociedade. Portanto, a opção pela pesquisa netnográfica fez com que o acesso aos participantes do Enem fosse mais amplo, numa abordagem que permite o contato com indivíduos de diversas regiões do Brasil. As contribuições desta pesquisa atingem principalmente as práticas educacionais porque as estratégias de leitura e escrita reveladas pelos participantes pesquisados são pertinentes a todos os interessados em angariar melhores resultados na redação de uma avaliação tão relevante como o Enem.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.D.01.19869
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