Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Costa, Luiz Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:41:36Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T17:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2016-03-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Luiz Henrique. Perfil dos cursos de Farmácia e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002. 2016. 268 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19828 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016. | en |
dc.description.abstract | A força de trabalho ideal para atendimento no SUS – ou seja, profissionais qualificados, orientados para evidência e bem formados e comprometidos com a igualdade na saúde. No entanto não corresponde ao perfil dos profissionais que atualmente operam o sistema. O Ministério da Educação editou as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Farmácia que estabelecem a formação de um profissional farmacêutico generalista, humanista, crítico e reflexivo, capaz de atuar de forma interdisciplinar. A pesquisa tem o objetivo caracterizar os cursos de farmácia e o perfil do egresso a partir da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Farmácia. O delineamento metodológico foi construído a partir da técnica de análise documental e análise de conteúdo, como fundamento da pesquisa qualitativa e quantitativa e na técnica de triangulação de resultados. Utilizaram-se dados dos Relatórios de Avaliação de Cursos de Farmácia, de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso no período de 2012, 2013 e 2014, a Relação dos Cursos de Graduação Presencial, segundo as Instituições de Ensino - Censo de 2010, relatórios de Cursos de Farmácia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação e Relatório do Consolidado das Discussões dos Fóruns sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia. Como resultado tem-se que os cursos de farmácia registraram uma redução de 18.750 concluintes para 13.737 e pequena redução do número de matrículas e de cursos entre 2011 e 2013. Os 117 cursos avaliados obtiveram conceito 3 na maioria indicadores da dimensão didático pedagógica e conceitos entre 3, 4 e 5 nas dimensões corpo docente / tutorial e infraestrutura nos três atos autorizativos do Inep, neste mesmo período. Identificou-se uma crítica consistente as atuais Diretrizes do curso de farmácia, convergindo com os resultados dos indicadores. A noção de competência é importante para implantar as diretrizes curriculares nacionais e nas questões sobre a formação do farmacêutico. Identificou-se a necessidade de atualização das competências e do perfil do egresso nas atuais diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em farmácia. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Perfil dos cursos de Farmácia e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002 | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Farmácia - cursos | en |
dc.subject.keyword | Farmacêuticos - competências | en |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino superior | en |
dc.subject.keyword | Farmácia - diretrizes curriculares nacionais dos Cursos de Farmácia | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.19828 | - |
dc.contributor.advisorco | Pinho, Diana Lúcia Moura | - |
dc.description.abstract1 | The ideal work force to treatment in SUS – in other words, qualified professionals, oriented to evidence and well-trained and committed to health equality. However, it doesn’t match the profile of professionals who currently operate the system. The Ministry of Education edited the Curriculum Guidelines for Pharmacy Courses that establish the formation of a generalist pharmacist, humanist, critical and reflective, able to work in an interdisciplinary way. The research aims to characterize the pharmacy courses and graduate profile from the implementation of the National Curriculum Guidelines for Pharmacy Courses. The methodological design was built from the documental analysis technique and content analysis, as the basis of qualitative and quantitative research and the results of triangulation technique. We used data of Pharmacy Course Evaluation Reports, Recognition and Renewal Course Recognition in the period of 2012, 2013 and 2014, the List of Graduate Classroom Course, according to the Education Institutions - Censo 2010, reports Pharmacy Courses of the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira of the Ministry of Education and Consolidated Report of the Forums Discussion about the National Curriculum Guidelines of Graduate Courses in Pharmacy. As a result we have that pharmacy courses recorded a reduction of 18,750 to 13,737 graduates and a small reduction in the number of enrollments and courses between 2011 and 2013. The 117 courses evaluated obtained concept 3 in most indicators of pedagogical educational dimension and concepts between 3, 4 and 5 in the dimensions faculty / tutorial and infrastructure in the three authorization acts of INEP, in the same period. We identified a consistent critical current to the course Guidelines pharmacy, converging with the results of the indicators. The notion of competence is important to implement the national curriculum guidelines and the issues on the formation of the pharmacist. We identified the need to upgrade skills and egress profile in the current national curriculum guidelines for undergraduate courses in pharmacy. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|