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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIVRO_VocacaoProfissaoSindicalismo.pdf | 22,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | De vocação para profissão : sindicalismo docente da educação básica no Brasil |
Autor(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto: | Sindicalismo - professores Sindicalismo - educação Identidade profissional Educação básica |
Data de publicação: | 2015 |
Editora: | Paralelo 15 |
Referência: | RÊSES, Erlando da Silva. De vocação para profissão: sindicalismo docente da educação básica no Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2015. 196 p. Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/livro_sindicalismo_erlandoreses.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2016. |
Resumo: | O livro apresenta a seguinte divisão e abordagem: No capítulo 1, denominado “A Singularidade do Trabalho Não Material do Docente e a Posição de Classe do Professor”, fez-se uma discussão sobre a identidade social do professor, a temática da proletarização docente e do trabalho por vocação, com o objetivo de averiguar a caracterização ou as caracterizações que a profissão de professor recebe ou se autoatribui e em que posição de classe ele se define. No capítulo 2, sob a designação de “Associativismo Docente no Brasil”, realiza-se uma discussão sobre associativismo e perspectiva sindical docente no Brasil. Entende-se que a forma clássica do sindicalismo é precedida de formas de associativismo mais embrionário. No capítulo 3, denominado “O Sindicalismo Docente na Educação Básica do Rio de Janeiro”, destaca-se a tessitura social, política, econômica e educacional do Rio de Janeiro nos últimos momentos do período monárquico até as primeiras décadas do período republicano. O objetivo é compreender a conjuntura da época, as mobilizações do movimento operário e a situação da educação básica para situar o tempo e o espaço social de possibilidade ou não de estruturação de uma organização sindical docente. Nos capítulos 4, discutem-se os pressupostos metodológicos do trabalho de campo, da técnica de análise e os resultados da pesquisa. Uma produção que pretenda dar conta do panorama sociohistórico do sindicalismo docente terá de focar a produção existente, sistematizando-a em perspectiva histórica para estabelecer as conexões que estruturam a existência daquele. Uma estratégia metodológica de pesquisa, aqui empreendida, foi obter fontes primárias e apreender os seus elementos relevantes. Assim foram coletadas informações a partir de: entrevistas; documentos dos sindicatos, como boletins, informativos, atas, estatutos; jornais e revistas. Estes materiais se reportavam mais especificamente a um dos períodos analisados na pesquisa: segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. |
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