Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19816
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_VocacaoProfissaoSindicalismo.pdf22,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: De vocação para profissão : sindicalismo docente da educação básica no Brasil
Autor(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Sindicalismo - professores
Sindicalismo - educação
Identidade profissional
Educação básica
Data de publicação: 2015
Editora: Paralelo 15
Referência: RÊSES, Erlando da Silva. De vocação para profissão: sindicalismo docente da educação básica no Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2015. 196 p. Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/livro_sindicalismo_erlandoreses.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2016.
Resumo: O livro apresenta a seguinte divisão e abordagem: No capítulo 1, denominado “A Singularidade do Trabalho Não Material do Docente e a Posição de Classe do Professor”, fez-se uma discussão sobre a identidade social do professor, a temática da proletarização docente e do trabalho por vocação, com o objetivo de averiguar a caracterização ou as caracterizações que a profissão de professor recebe ou se autoatribui e em que posição de classe ele se define. No capítulo 2, sob a designação de “Associativismo Docente no Brasil”, realiza-se uma discussão sobre associativismo e perspectiva sindical docente no Brasil. Entende-se que a forma clássica do sindicalismo é precedida de formas de associativismo mais embrionário. No capítulo 3, denominado “O Sindicalismo Docente na Educação Básica do Rio de Janeiro”, destaca-se a tessitura social, política, econômica e educacional do Rio de Janeiro nos últimos momentos do período monárquico até as primeiras décadas do período republicano. O objetivo é compreender a conjuntura da época, as mobilizações do movimento operário e a situação da educação básica para situar o tempo e o espaço social de possibilidade ou não de estruturação de uma organização sindical docente. Nos capítulos 4, discutem-se os pressupostos metodológicos do trabalho de campo, da técnica de análise e os resultados da pesquisa. Uma produção que pretenda dar conta do panorama sociohistórico do sindicalismo docente terá de focar a produção existente, sistematizando-a em perspectiva histórica para estabelecer as conexões que estruturam a existência daquele. Uma estratégia metodológica de pesquisa, aqui empreendida, foi obter fontes primárias e apreender os seus elementos relevantes. Assim foram coletadas informações a partir de: entrevistas; documentos dos sindicatos, como boletins, informativos, atas, estatutos; jornais e revistas. Estes materiais se reportavam mais especificamente a um dos períodos analisados na pesquisa: segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.