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2015_HenriqueDominguesGarcia.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarreto, Priscila América Solis Mendez-
dc.contributor.authorGarcia, Henrique Domingues-
dc.date.accessioned2016-03-31T10:48:59Z-
dc.date.available2016-03-31T10:48:59Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.date.submitted2015-09-04-
dc.identifier.citationGARCIA, Henrique Domingues. Uma metodologia de otimização de roteamento com OSPF para tráfego de vídeo autossimilar. 2015. xv, 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19811-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia de engenharia de tráfego que tem como objetivo otimizar o custo do enlace de protocolos tradicionais de roteamento tais como o OSPF (Open Shortest Path First), a partir da otimização de métricas baseadas na utilização e na característica do tráfego do enlace. Foi utilizado um modelo de programação linear extraído da curva do atraso máximo do enlace calculado com o FEP (Fractal Envelope Process). Os resultados mostram que para o tráfego de vídeo que possui um alto grau de autossimilaridade, é necessário preservar a utilização média do enlace abaixo de 25\% para obter valores de atrasos compatíveis com os requerimentos de QoS (Quality of Service) da aplicação.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma metodologia de otimização de roteamento com OSPF para tráfego de vídeo autossimilaren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRoteadores (rede de computadores)en
dc.subject.keywordEngenharia de tráfegoen
dc.subject.keywordRoteamento - protocolosen
dc.subject.keywordTráfego de vídeo digitalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19811-
dc.description.abstract1This paper presents a traffic engineering methodology that aims to optimize the link cost of traditional routing protocols such as OSPF (Open Shortest Path First) using link metrics based on the link load and traffic characteristics. We propose a linear programming model based on the maximum delay curve of the link calculated by the FEP (Fractal Envelope Process). The results show that for video traffic that has a high degree of self-similarity, the average link utilization must be below 25% to archive delay values compatible with the QoS requirements (Quality of Service) of the application.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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