Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19789
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EmmanuelCristianoLopesdeMoraes.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Kellcio Oliveira-
dc.contributor.authorMoraes, Emmanuel Cristiano Lopes de-
dc.date.accessioned2016-03-28T20:55:17Z-
dc.date.available2016-03-28T20:55:17Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.date.submitted2015-08-06-
dc.identifier.citationMORAES, Emmanuel Cristiano Lopes de. Revisitando os algoritmos para operações aritméticas fundamentais. 2015. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19789-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.en
dc.description.abstractA presente pesquisa refere-se ao estudo dos algoritmos convencionais para operações fundamentais, a saber: adição, subtração, multiplicação e divisão. Parte do trabalho é o resultado do esforço do autor em compreender o funcionamento de tais algoritmos e as propriedades das operações envolvidas em suas execuções. É também objetivo dessa pesquisa ofertar aos professores da educação básica, principalmente aos de ensino fundamental, uma forma alternativa e um pouco esquecida de desenvolver a aritmética, através da operação de algoritmos convencionais, obtendo-se a partir disso outra benesse: a cristalização das propriedades que dão completude às operações fundamentais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRevisitando os algoritmos para operações aritméticas fundamentaisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordOperações fundamentais (Matemática)en
dc.subject.keywordAlgoritmosen
dc.subject.keywordAritméticaen
dc.subject.keywordEducação básicaen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19789-
dc.description.abstract1This research refers to the study of conventional algorithms for basic operations - addition, subtraction, multiplication and division. Part of the work is the result of the author's effort to understand the functioning of such algorithms and the properties of the operations involved in their executions. It also aims to offer basic education teachers, especially for those working in elementary school, an alternative and somewhat forgotten method to develop arithmetics, through conventional algorithms, obtaining from that another advantage: the crystallization of properties that give completeness to the basic operations.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.