Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19740
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlessandraRibeiroVenturaOliveira.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Classificação de estilos de avós : adaptação e validação de instrumento para avaliar responsividade e exigência percebidas na adolescência
Autor(es): Oliveira, Alessandra Ribeiro Ventura
Orientador(es): Pinho, Diana Lúcia Moura
Assunto: Avós - responsabilidade
Adolescentes
Avós e netos
Avós - relações com a família
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Alessandra Ribeiro Ventura. Classificação de estilos de avós : adaptação e validação de instrumento para avaliar responsividade e exigência percebidas na adolescência. 2015. 113 f. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O conceito de Estilos de avós vai além das práticas dos avós. O estilo é na verdade, o contexto dentro do qual operam esforços dos avós em socializar seus netos de acordo com suas crenças e valores. A temática da avosidade é definida como laço de parentesco entre avós e netos, estando os últimos no período da infância ou adolescência. Assim, avosidade cria um elo entre a Pediatria e a Gerontologia. Não há consenso na literatura sobre quais componentes fazem parte da classificação de estilos de avós de netos adolescentes e há ainda, ausência de uniformização nos estudos realizados, evidenciados nas diversas abordagens metodológicas descritas na literatura. Diante desses fatos, o objetivo deste estudo é adaptar instrumento de medida das dimensões Responsividade e exigência parentais para a relação entre avós e netos adolescentes, visando propor uma classificação para os estilos de avós com netos adolescentes, a partir da classificação proposta por Maccoby e Martin para estilos parentais. Com essa finalidade, foi realizado estudo exploratório e descritivo do tipo métodos mistos, em duas fases em que os pesquisadores inicialmente coletam e analisam os dados qualitativos e usam, em uma segunda fase, estas informações para coleta e análise de dados quantitativos. Na primeira fase foi realizada uma exploração qualitativa, na literatura, dos referenciais teóricos, para descrever as relações entre avós e netos adolescentes, quanto às dimensões Responsividade e Exigência. Na sequência, foi adaptado o instrumento de avaliação das dimensões Responsividade e Exigência parentais refinado por Teixeira, Bardagi & Gomes (2004) que possibilitasse classificar os estilos de avós com netos adolescentes: autoritário, autoritativo, indulgente e negligente. Através de uma revisão bibliográfica sistemática da literatura analisou-se a relação entre avós e netos adolescentes com foco nas diferentes formas de apoio oferecido pelos avós. Foram identificadas as relações em que o apoio financeiro assumiu papel importante na relação entre ambos os sujeitos, sugerindo compor um estilo de exercer avosidade. Na revisão integrativa mostrou-se que as relações entre avós e netos adolescentes se diferenciaram de acordo com a proximidade entre os sujeitos, sendo esta derivada de diversos fatores, como corresidência, trabalho e estado civil dos netos, opções sexuais GLBT, origem e doenças crônicas dos avós. Os instrumentos para avaliar as dimensões Responsividade e Exigência parentais para avós com netos adolescentes, indicaram propriedades psicométricas satisfatórias à sua utilização na prática clínica tanto pediátrica quanto Gerontológica. As análises dos componentes principais indicaram a existência de dois componentes mais relevantes que correspondem às dimensões teóricas de Exigência e Responsividade. Os índices de consistência interna (entre 0,88 e 0,91) e as correlações item-total corrigidas (entre 0,74 e 0,87) observadas para as escalas de Exigência e Responsividade, mostraram que não foram extensas, mas ferramentas fidedignas podendo ser usadas em futuros estudos com netos adolescentes. As diferenças observadas nas dimensões Responsividade e Exigência, direcionadas a avós e avôs, sugeriram que a presença das avós é percebida como mais marcante no ambiente familiar no que diz respeito às práticas educativas dos netos do que a presença dos avôs. Os resultados deste estudo indicam que a classificação dos estilos de avós derivados dos escores altos ou baixos das dimensões Responsividade e Exigência são: autoritário, autoritativo, indulgente e negligente. O instrumento adaptado para a avaliação das dimensões Responsividade e Exigência pode ser utilizado em estudos futuros.
Abstract: The grandparents style concept goes beyond to the practice of being grandparents. The style is actually the way they use to do to socialize their grandchildren in accordance with their beliefs and values. The thematic of “avosidade” is defined as Family ties between grandparents and grandchildren, being the last in the period of childhood or adolescence. This way, the “avosidade” creates a link between pediatrics and gerontology. In the literature, there is no consence about which componentes are part of the classification of teenagers grandparents styles and still heve absence of uniformity in studies, showed through the various approaches described in the literature. On these facts, the aim of this study, is to adapt measuring instrument of responsiveness and parental requirements dimensions to relation between grandparents and teenagers grandchildren, trying to purpose a classification for the style of grandparents with teenagers grandchildren, from Maccoby and Martin`s classification for parental style. For this purpose, an exploratory and descriptive study was prepared, about the mixed methods in two phases where, in the beginning, the researches collet and analyse qualitative informations and use, in a second moment, those informations, to collet and analyse quantitative informations. In the first moment, was done, in the literature, a qualitative exploration, about the theoretical references to describe the relations between grandparents and grandchildren, on the size of responsiveness and requirements.In sequence, the instrumento f avaliation of the responsiveness and parental requirements dimensions was adapted and refined for Teixeira, Bardagi & Gomes (2004), that could classify the styles of grandparents and teenagers grandchildren highlighting the diferente kind of help had a special importance into both parts relations, suggesting composing na style top ratice “avosidade”. In the integrative revision, it was shown that the relation between grandparents and teenagers grandchildren are diferente according to the proximity between the subjects, so that, it derives from several factors as housing, work, the grandchildren marital status, sexual options GLBT, origin and grandparents chronic deseases. The instrument used to assess the responsiveness and requirement dimensions from grandparents to grandchildren show a satisfactory psychometric property in using it both in pediatrics and gerontology. The analyse of the main componentes, show the existence of two more importants components that correspond to the theoretical dimensions of requeriment and responsiveness.The index of internal consistency (between 0,88 and 0,91) and the correct total item correlation (between 0,74 and 0,87), observe for scaly of requeriment and responsiveness , showed that tools were not extensive, however, reliable, and they can be used in a future studies with teenagers grandchildren. The diferences observed in those dimensions, directed to grandparents , suggested that the grandparents presence is most striking in the Family environment with regard educational practices with grandchildren than with the grandparents presence. The results of this study show that the grandparennts styles derived from high or low scores of responsiveness and requirements dimensions are: authoritarian, authoritative, indulgente and negligente. The instrument adapted to avalue the responsivness and requirements dimensions can be used in future studies.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.T.19740
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.