DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Francisco Romero Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-21T19:43:17Z | - |
dc.date.available | 2016-03-21T19:43:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Francisco Romero Araújo. Uma proposta pedagógica para o ensino de ótica na EJA: nível médio. 2015. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19714 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015. | en |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos – EJA possui carência de práticas pedagógicas que levem em conta, na sua elaboração, as especificidades desse público. Diante disso, a proposta deste trabalho foi apresentar uma prática didática apropriada ao ensino de Ótica na EJA – Nível Médio, um manual didático para o estudante e um material de apoio ao professor. O manual didático é para uso do estudante. Ele aborda tópicos de Óptica Geométrica e tem o formato de um livro didático. Os conteúdos nele abordados foram desenvolvidos de forma conceitual, qualitativa e voltados para compreensão de fenômenos naturais relacionados com o contexto desses estudantes, bem como a aplicação desses conhecimentos no seu dia a dia. Ele também possui ao longo de seu texto ilustrações, como desenhos esquemáticos e fotografias, para auxiliar os estudantes na compreensão dos conteúdos. O embasamento para a sua elaboração deu-se a partir da interação entre o autor e seus estudantes durante aulas de Física em turmas da EJA – Nível Médio. O material de apoio ao professor é formado por sugestões de como o manual didático poderá ser aplicado em sala de aula. Nesta proposta também está inserido o uso de aplicativos de simulações virtuais e demonstrações experimentais simples. A aplicação foi realizada em duas turmas da EJA de Nível Médio no IF-TO – Campus Palmas. A primeira ocorreu no segundo semestre do ano de 2014 e a segunda no primeiro semestre de 2015. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Uma proposta pedagógica para o ensino de ótica na EJA : nível médio | en |
dc.title.alternative | A pedagogical proposition for the teaching of optics in the adult learning high school courses | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | en |
dc.subject.keyword | Ótica - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino - ensino médio | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19714 | - |
dc.description.abstract1 | The Adult Learning Education- ALE lacks pedagogical practices that take into account, in their planning, the distinctiveness of that public. Based on that, the proposition of this work was to present a teaching practice suitable to the teaching of Optics in the ALE high school course, a teaching techniques manual for the student and support material for the teacher. The manual is for the student`s use. It addresses topics on geometrical Optics and has the shape of a didactic book. Its content was developed in a conceptual and qualitative way and considers the comprehension of the natural phenomena related to the students` context, as well as the application of that knowledge in their everyday live. The manual also shows, together with its text, some illustrations such as schematic drawings and pictures, aiming to help the students in the understanding of the content. The underlying basis for the elaboration of the manual was the interaction between the author and his students during the Physics classes in ALE High school groups. In this proposal, the utilization of virtual simulations apps and simple experimental demonstrations are also included. The conducting was carried out in two groups of ALE High school in the IFTO-campus Palmas. The first one happened in the second school semester of 2014 and the second in the first school semester of 2015. | - |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|