Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19629
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MetaforaTransferencia.pdf394,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Metáfora e transferência
Outros títulos: Metaphor and transference
Autor(es): Zanello, Valeska
Assunto: Metáfora
Transferência
Psicanálise
Data de publicação: 2007
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: ZANELLO, Valeska. Metáfora e transferência. Psicologia: Reflexao e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 132-137, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100017.
Resumo: O presente artigo tem como fito apontar em que sentido a transferência, no processo analítico, pode ser compreendida como metáfora. Utilizando o esquema gráfico construído por Searle (1995) para explicitar o processo que ocorre nas metáforas mortas, construímos uma analogia para compreender a transferência como uma metáfora morta (ainda que viva, no sentido de Lakoff e Johnson), que pode ser trazida para o plano da fala no campo analítico, ali onde o analista deve manter-se na ressonância de sua neutralidade e o analisando entre a repetição e seu trabalho de perlaboração. Ao final, é apresentado um excerto de um caso clínico para ilustrar o tema abordado. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims to point out the way that transference, in the psychoanalytical process, can be understood as a metaphor. We developed a graphic, in analogy of Searle´s one, to understand transference as a dead metaphor (though yet alive, in the sense of Lakoff and Johnson) which can be brought to the dimension of speech in the analytical setting, where the analyst should maintain oneself in resonance with one’s neutrality and the patient between repetition and working through work. To finalize, an excerpt of a clinical case is presented to illustrate the topics that are discussed.
Informações adicionais: O presente artigo é parte da tese de doutoramento da autora (2005). Este trabalho contou com o apoio do CNPq.
Licença: Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100017. Acesso em: 01 mar. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100017
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.