Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Reis, Lívia Cristina Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-29T17:40:16Z | - |
dc.date.available | 2016-02-29T17:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-29 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-08 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Lívia Cristina Ribeiro dos. A implementação da Lei 11.892/2008 no Instituto Federal de Goiás: atores, ideias e práticas. 2015. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19619 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil registra, na atual conjuntura histórica, um novo cenário, fundamentado em uma política de expansão e de reordenamento dessa modalidade de ensino. O presente trabalho discute a implementação da Lei 11.892/2008 no Instituto Federal de Goiás, a partir de aspectos relacionados aos agentes implementadores de nível intermediário. O objetivo da pesquisa é analisar as percepções dos gestores de médio escalão sobre a trajetória da implementação da nova institucionalidade do IFG no período 2009-2015. A incipiência de estudos sobre o tema e a importância creditada à Educação Profissional e Tecnológica no cenário educacional brasileiro recente justificam a relevância deste estudo. O processo de pesquisa foi estruturado em três níveis, a saber: revisão teórica, análise documental e entrevistas. Em nosso aporte teórico várias obras foram utilizadas, destacando-se: Arretche (2001); Lima e D’ascenzi (2011; 2013); Lotta, Pires e Oliveira (2014); Silva (2009); Souza (2006); Rua (2009). A pesquisa demonstra que o nível de compreensão e adesão dos gestores que conduzem o processo de implementação, por si só, não é suficiente para garantir a mudança de algumas características historicamente constituídas, tendo em vista a amplitude de atores, ideias e práticas envolvidas na totalidade da instituição. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A implementação da Lei 11.892/2008 no Instituto Federal de Goiás : atores, ideias e práticas | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | en |
dc.subject.keyword | Educação - legislação | en |
dc.subject.keyword | Educação - política pública | en |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19619 | - |
dc.description.abstract1 | The Professional and Technological Education in Brazil recorded in the current historical juncture, a new scenario, based on a policy of expansion and reorganization of this type of education. This paper discusses the implementation of Law 11.892/2008 at the Federal Institute of Goiás, from aspects related to the implementing agents of intermediate level. The objective of the research is to analyze the perceptions of mid-level managers over the course of the implementation of the new institutional framework of the IFG in the period of 2009-2015. The paucity of studies on the issue and the importance credited to the Vocational and Technological Education in the recent Brazilian educational scenario justify the relevance of this study. The research process was divided into three levels, namely: literature review, document analysis and interviews. In our theoretical framework several works were used, highlighting: Arretche (2001); Lima and D'Ascenzi (2011, 2013); Lotta, Oliveira and Pires (2014); Silva (2009); Souza (2006); Rua (2009). The research shows that the level of understanding and compliance of managers leading the implementation process, by itself, is not enough to ensure the change of some characteristics historically constituted, given the range of actors, ideas and practices involved in the whole institution. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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