Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19580
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolinaLeocadioAlves.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
Autor(es): Alves, Carolina Leocádio
Orientador(es): Húngaro, Edson Marcelo
Assunto: Marx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação
Formação humana
Educação física
Lukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: ALVES, Carolina Leocádio. Educação Física e formação humana: contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa procurou estudar as contribuições de Marx e Lukács – com ênfase neste último – para as formações humana e acadêmico-científica em Educação Física. A ênfase recaiu, especialmente, na ontologia do ser social de Lukács. Objetivou-se conjecturar sobre as possibilidades entre Lukács e sua ontologia para a análise da formação humana, bem como suas mediações com a Educação Física. Os procedimentos metodológicos estruturados para realizar essa investigação científica foram baseados na revisão de literatura das obras de Marx e Lukács. Conclui-se, a partir do que foi intentado inicialmente, que o trabalho educativo realizado pela Educação Física é parte constituinte da formação humana indo além de uma simples significação de educação do corpo quando, na verdade, trata-se da educação de homens.
Abstract: This research sought to study the contributions of Marx and Lukács – with emphasis in the latter – to the formations of human and academic-scientific Physical Education. The emphasis fell particularly on the ontology of the social being of Lukács. The objective was to conjecture about the possibilities between Lukács and its ontology to the analysis of human formation, as well as their mediations with the Physical Education. The methodological procedures are structured to accomplish this scientific research were based on a literature review of the works of Marx and Lukács. It can be concluded, from what was intended initially, that the educational work conducted by the Physical Education is a constituent part of the human formation going beyond a simple signification of the education of the body when, in fact, it is the education of men.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19580
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.