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2015_AldrianaAzevedoGontijo.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.contributor.authorGontijo, Aldriana Azevedo-
dc.date.accessioned2016-02-04T13:45:10Z-
dc.date.available2016-02-04T13:45:10Z-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.date.submitted2015-03-25-
dc.identifier.citationGONTIJO, Aldriana Azevedo. O lugar do currículo no conselho de classe. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19435-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste estudo se integra na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), sob a orientação da Prof.ª Dra. Lívia Freitas Borges Fonseca. Partindo do pressuposto de que a escola se constitui e se configura em meio às complexidades existentes na sociedade na qual está inserida, o currículo, na prática do Conselho de Classe, como espaço e movimento integrante da escola, não se exime dessas complexidades e, como tal, se insere em um contexto de potencialidades e fragilidades, senso e contrassenso, concordâncias e contradições. Deste modo, interessa a esta pesquisa – que se sustenta nos eixos: currículo, avaliação curricular e Conselho de Classe – desvelar como a avaliação do currículo praticada pela escola é assumida no Conselho de Classe dos Anos Iniciais da rede pública do Distrito Federal, a partir do currículo prescrito (SACRISTÁN, 2000), dos documentos orientadores sobre o Conselho de Classe, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e da concepção dos sujeitos que compõem esse colegiado. Busca-se, neste sentido, a partir da avaliação curricular, propostas que promovam mudanças e transformações qualitativas nesse colegiado.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO lugar do currículo no conselho de classeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordConselho de classeen
dc.subject.keywordCurrículosen
dc.subject.keywordCurrículos - avaliaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19435-
dc.description.abstract1This study is included in the line of research Teaching Profession, Curriculum and Assessment, of the Faculty of Education, University of Brasilia (FE-UnB), under the guidance of Prof. Dr. Lívia Freitas Borges Fonseca. Assuming that the school is constituted and set amidst the complexities in the society in which it operates, the curriculum, in the practice of the Class Council, as space and movement of the school, is not exempt of these complexities and, as such, it operates in a context of strengths and weaknesses, sense and nonsense, concordances and contradictions. Thus, the interest of this research – which relies on the axes: curriculum, curriculum evaluation and Class Council – is to reveal how the evaluation of the curriculum practiced by the school is assumed in the Class Council of Early Years of the public schools of Distrito Federal, from the prescribed curriculum (SACRISTÁN, 2000) and guidance documents about the Class Council, of the State Secretariat of Education in the Federal District of Brazil, and the design of the subjects that make up this collegiate. In this sense, from the curriculum evaluation, we search for proposals that promote changes and qualitative modifications in this board.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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