Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19419
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NathaliaAraujoMoreira.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, André Pereira Leme-
dc.contributor.authorMoreira, Nathalia Araújo-
dc.date.accessioned2016-02-02T15:08:57Z-
dc.date.available2016-02-02T15:08:57Z-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.date.submitted2015-02-03-
dc.identifier.citationMOREIRA, Nathalia Araújo. Temporalidade nômade: raves psicodélicas. 2014. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19419-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.en
dc.description.abstractAs chamadas raves psicodélicas são festas embaladas por música eletrônica psicodélica realizadas ao ar livre, normalmente em locais de natureza exuberante, proporcionando experiências sensoriais diversas aos participantes por meio do uso de psicoativos e de emoções partilhadas coletivamente. Se desenvolveram e se propagaram de maneira acelerada a partir da última década do século XX. Sua trajetória histórica nômade lhe conferiu caráter de tribo global, desenvolvendo discursos e práticas identificados em diversas partes do mundo. Nesses lugares, uma atmosfera singular, criteriosamente articulada, parece limitar o tempo, criando assim uma duração coletiva particular. Tal temporalidade se constrói por meio da conexão entre o modo de festejar rave e o fluxo de informações/acúmulo de experiências que caracterizam a pós-modernidade. Por meio dessa modalidade específica de espaço/tempo desenvolvem-se micropolíticas, performances rituais, manifestações contraculturais, mixagens diversas: da música, do visual, das substâncias, das narrativas. Articulações que se apresentam como vestígios para o fazer historiográfico, ao passo em que denunciam uma relação renovada do ser humano com seu tempo e a urgência do presente.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTemporalidade nômade : raves psicodélicasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFestas popularesen
dc.subject.keywordRaves (Festas)en
dc.subject.keywordMúsica eletrônicaen
dc.subject.keywordPós-modernismoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.02.T.19419-
dc.description.abstract1The so called psychedelic raves are parties driven by psychedelic electronic music held outdoors, usually in lush nature sites, providing different sensory experiences to the participants through the use of psychoactive drugs and emotions shared collectively. They developed and spread at an accelerated pace since the last decade of the twentieth century. Its nomadic historical background gave it the features of a global tribe, developing speeches and practices that can be identified in many parts of the world. In those locations a singular atmosphere, carefully articulated, appears to limit the time, thus creating a particular collective duration of it. This temporality is built by the connection between the way of celebrating a rave and the information flow/accumulation of experiences that characterize the post modernity. Through this specific manifestation of space/time are developed types of micro politics, ritual performances, counter-demonstrations, and various kinds of mixes: musical and/or visual ones, of substances, and of narratives. They are articulations that present themselves as vestiges to the historiography work, while denouncing a renewed relationship between humans and their time, and the urgency of the present.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.