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2015_LucianoMendesdeSouza.pdf31,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Selma Regina Nunes-
dc.contributor.authorSouza, Luciano Mendes de-
dc.date.accessioned2016-01-26T17:01:54Z-
dc.date.available2016-01-26T17:01:54Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.date.submitted2015-12-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciano Mendes de. Do objeto à camada intersubjetiva: o sketchbook como estrato do pensar gráfico. 2015. 222 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19365-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto o caderno de esboço, mais conhecido na atualidade como sketchbook. Partindo de uma análise primeiramente material e constitutiva do sketchbook enquanto artefato, buscou-se um entendimento do objeto como uma porta de entrada para construção de novas possibilidades de leitura dos meios de comunicação, de seus produtos e subprodutos. Na sequência, tencionou-se os aspectos estéticos do sketchbook no esforço de entendê-lo como agente de persistência do pensamento gráfico tradicional na atual cultura digital. Com a aproximação entre os atributos materiais e estéticos, chegou-se à proposição de que os sketchbooks insistem no pensar gráfico como camada de percepção para se confrontar a atualidade e suas dinâmicas virtuais. Nessa aproximação, as noções que ajudaram na estruturação do objeto e sua posterior análise foram a memória, o imaginário, a narrativa e o devir. Com isso, ficou evidente que o sketchbook é uma ponte entre o pensar e o fazer, que se estabelece como um importante vínculo intersubjetivo, ligando pessoas a experiências estéticas e também a experiências comunicacionais. Por fim, a tese propõe que o cenário que se estabelece nessa relação seja uma cultura do esboço onde não se pretende a finalização nem tampouco a forma definitiva.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDo objeto à camada intersubjetiva : o sketchbook como estrato do pensar gráficoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordSketchbook (caderno de esboço)en
dc.subject.keywordComunicaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19365-
dc.description.abstract1The object of this research is the sketchbook. Starting from the material and constitution analysis of the sketchbook as an artifact, it was intended to understand the object as a door to the construction of new reading possibilities of the media, its products and subproducts. Afterwards, it was studied the esthetic aspects of the sketchbook in order to understand it as a persistence agent of traditional graphic thinking in nowadays digital culture. By approaching the material and esthetic characteristics, it was possible to conclude that sketchbooks continue the graphic thinking as a perception layer to confront present time and its virtual dynamic. In this approach, the notions of memory, imagery, narrative, and becoming contributed to the structure of the object and its further analysis. It was evident, then, that the sketchbook is a bridge between thinking and doing, that establishes itself as an important intersubjective link, connecting people to esthetic and communication experiences. Finally, the thesis proposes that the stage that appears in this relationship is the sketch culture in which the conclusion is not aimed, and not even a definitive form.-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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