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2015_PriscilaFernandesdeOliveira.pdf4,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBarreto, Júnia Regina de Faria-
dc.contributor.authorOliveira, Priscila Fernandes de-
dc.date.accessioned2016-01-26T12:25:39Z-
dc.date.available2016-01-26T12:25:39Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.date.submitted2015-08-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Priscila Fernandes de. Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19352-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2015.en
dc.description.abstractA relação entre literatura e dança é antiga e ocorre sob diversas formas. A escritura frequentemente serve como referência para criações coreográficas, assim como a dança insere-se como elemento fundamental em algumas narrativas. Os estudos sobre a dança na literatura são numerosos. Entretanto, pesquisas que perfazem o caminho oposto, analisando a transposição da obra literária para a dança, são praticamente inexistentes, deixando uma série de indagações a respeito dessa forma de recriação. Portanto, identificar e questionar as dinâmicas envolvidas no processo de metamorfose de um código para outro, ou seja, da palavra escrita ao movimento, constitui o cerne desta pesquisa. Com o propósito de tentar responder a essas questões e analisar o diálogo intersemiótico entre essas artes, propomos um estudo comparativo entre o romance Notre-Dame de Paris de Victor Hugo e a adaptação coreográfica desta obra para o ballet neoclássico realizada pelo coreógrafo Roland Petit. No processo de análise das obras, focaremos nas relações de amor e monstruosidade, investigando as principais divergências e convergências entre ambas as obras.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAmor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dançaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLiteratura francesaen
dc.subject.keywordLiteratura e dançaen
dc.subject.keywordBalé (Dança)en
dc.subject.keywordHugo, Victor, 1802-1885en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19352-
dc.description.abstract1The link between literature and dance is a longstanding relationship and it occurs in various forms. The scripture often serves as a reference for choreographic creations, as well as dancing is part of a fundamental element in some narratives. The studies about the dance in the literature are numerous. However, researches that make up the opposite way, analyzing the transposition of the literary oeuvre to the dance, are almost non-existent, leaving a number of inquiries concerning this form of recreation. Therefore, to identify and question the dynamics involved in the process of metamorphosis from one code to another, i.e. the written word to the motion, is at the heart of this research. With the purpose of try to answer these questions and analyze the intersemiotic dialogue between these arts, we propose a comparative study of the novel Notre-Dame de Paris by Victor Hugo and the choreographic adaptation of this oeuvre to the neoclassical ballet performed by the choreographer Roland Petit.In the process of analysis of the oeuvres, we will focus on the relations of love and monstrosity, investigating the main differences and similarities between the two artworks.-
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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