http://repositorio.unb.br/handle/10482/19298
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2009_MarcelaToledoFrancadeAlmeida.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A memória nas órbitas do real : o afeto de angústia na psicanálise e na arte |
Autor(es): | Almeida, Marcela Toledo França de |
Orientador(es): | Tafuri, Maria Izabel |
Assunto: | Psicanálise e arte Arte e doença mental Angústia |
Data de publicação: | 25-Jan-2016 |
Data de defesa: | 15-Dez-2009 |
Referência: | ALMEIDA, Marcela Toledo França de. A memória nas órbitas do real: o afeto de angústia na psicanálise e na arte. 2010. ix, 152 f. Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O conceito de angústia é tomado como ponto central, para este trabalho, como aquilo ao qual se teve acesso como experiência. Concebido como desconhecido e familiar, é uma noção que faz ponte para o que, ao início da tese, é trabalhado por meio da distinção entre percepção (impressão sem inscrição) e o que de seus limites fundam um e outro, fazendo passagem para a noção de memória do excesso. Isso, nos primeiros tempos de vida, diz respeito ao desamparo, que é retomado, numa posterioridade, como afeto de angústia. Esse afeto é um sinal de perigo de encontrar-se mais uma vez face ao ilimitado, face àquilo que escapa ao simbólico. Para tanto, o trabalho da artista plástica Adriana Varejão surge como uma elucidação do que excede o simbólico, assim como no trabalho clínico psicanalítico, se apresenta em outras produções humanas. Apresenta-se como um compartilhamento dessa experiência da inquietante estranheza que inicialmente pode ser tomada como da ordem do incomunicável, e que, neste trabalho, recebe o enfoque de um construto teórico fundado no limite da concepção de memória. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The concept of anguish is the main point of this work and it is taken as something one had access as an experience. Conceived as unknown and familiar, it is a notion that makes a bridge to what, in the beginning of this thesis, is worked through the distinction between perception (non inscripted printing) and memory (inscripted printing) and what their boundaries merge one another, making transition to the notion of something that exceeds. That, which very early in life, regards the helplessness, which resumes, a posterity, anguish affection. This affection is a danger signal of facing once again the unlimited, something that escapes the symbolic. To this end, the work of the artist Adriana Varejão comes as the elucidation of what exceeds the symbolic, which, as well as clinical work in psychoanalysis, is presented in other human productions. It is presented as a sharing of the experience of the disturbing uncanny that initially can be taken as from the order of the incommunicable, and that, in this work receives the focus of a theoretical limit based on the conception of memory. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia, Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura, 2009. |
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