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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenna, Nelba Azevedo-
dc.contributor.authorLima, Ronei Coelho de-
dc.date.accessioned2016-01-25T12:58:28Z-
dc.date.available2016-01-25T12:58:28Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.date.submitted2015-10-15-
dc.identifier.citationLIMA, Ronei Coelho de. O uso corporativo do território pelo agronegócio e a questão da logística de transportes em Mato Grosso. 2015. 278 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19271-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós Graduação em Geografia, 2015.en
dc.description.abstractA reestruturação territorial decorrente dos ajustes espaciais do capitalismo favoreceu a consolidação do agronegócio em Mato Grosso, criando um quadro de uso corporativo do território. A modernização do setor agropecuário implicou na ampliação da produção e na necessidade de uma maior fluidez corporativa, exigindo investimentos no setor de transportes. Porém, como o Estado teve pouca capacidade de dotar o território da logística de transportes adequada aos interesses corporativos, criou-se um quadro que prejudica a competitividade do agronegócio mato-grossense, levando-o a buscar novas alternativas para superar os obstáculos existentes. Nesse contexto, objetivamos compreender os processos advindos dos ajustes espaciais do capitalismo sobre o território para o seu uso corporativo pelo agronegócio, cuja dinâmica produz uma diferenciação territorial quanto às infraestruturas instaladas, gerando um quadro de desenvolvimento pontual em lugares escolhidos pelos agentes hegemônicos.en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO uso corporativo do território pelo agronegócio e a questão da logística de transportes em Mato Grossoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.subject.keywordMato Grosso (Estado)pt_BR
dc.subject.keywordTerritóriopt_BR
dc.subject.keywordTransportes - logísticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.19271-
dc.description.abstract1The territorial restructuring resulting from capitalist spatial adjustments favored the agribusiness consolidation in Mato Grosso, creating a corporate use of the territory. The modernization of the agricultural sector resulted in the expansion of production and the need for greater corporate fluidity, requiring investments in the transportation sector. However, as the state had limited capacity to provide the territory with the appropriate transport logistics to corporate interests, a framework that undermines the competitiveness of Mato Grosso agribusiness was created, leading it to seek new alternatives to overcome the hurdles. In this context, we aim to understand the processes arising from spatial adjustments of capitalism over the territory for its corporate use by the agribusiness sector, whose dynamics produces a territorial differentiation regarding the infrastructure installed, generating a timely development framework in places chosen by hegemonic agents.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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