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Título: A transição entre os níveis : macroscópico, submicroscópico e representacional : uma proposta metodológica
Autor(es): Melo, Mayara Soares de
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Gases
Modelo experimental
Química - estudo e ensino
Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Data de publicação: 15-Jan-2016
Referência: MELO, Mayara Soares de. A transição entre os níveis - macroscópico, submicroscópico e representacional: uma proposta metodológica. 2015. [134] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A motivação para esse projeto partiu da observação da dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de Química tendo em vista a natureza submicroscópica dessa ciência. No contexto escolar, os estudantes são introduzidos a uma maneira diferente de entender os fenômenos a sua volta e, na maioria deles, o entendimento cotidiano é bastante diferente dos conceitos científicos que são discutidos. No caso da Química existe ainda uma outra problemática: a impossibilidade de se observar a natureza de seu objeto de estudo, sendo essencialmente entendida por meio de modelos. Assim, estudos de Johnstone (2006, 2009), Gilbert e Treagust (2009) e muitos outros realizados em vários países, apontam que uma das maneiras de se ensinar Química na educação básica é por meio da discussão dos três níveis do conhecimento químico: o macroscópico, o submicroscópico e o representacional. Segundo esses trabalhos, há uma falta de demarcação desses níveis quando os fenômenos são apresentados, gerando dificuldades no aprendizado dos conceitos. A partir dessas ideias surgiu a necessidade de repensar sobre como fazer a transição entre os três níveis do conhecimento químico de forma a facilitar a compreensão dos conceitos científicos apresentados nas aulas de Química. Para isso, foi realizada uma metodologia utilizando atividades demonstrativo-investigativas em que foram realizados experimentos (macroscópico) e a partir deles discutidas as teorias científicas que explicam os fenômenos observados (submicroscópica) e como a Química os representa utilizando modelos, concretos e simbólicos (representacional). Os conceitos científicos foram discutidos a partir das ideias de Vygotsky (2001) sendo estes apresentados utilizando sistema conceituais em que os conceitos são relacionados uns aos outros, de modo a serem organizados de acordo com os diferentes níveis de abrangência e generalidade. E para discutir como a Ciência representa os fenômenos observados utilizando a linguagem química, foram realizadas atividades envolvendo modelos e modelagem. A utilização dessa metodologia levou a resultados bastante satisfatórios pois, com o uso de sistemas conceituais, os estudantes se apropriaram de significados científicos para o tema abordado e, por meio das atividades de modelos e modelagens, conseguiram representar os fenômenos observados utilizando diferentes modos de representação. Essa pesquisa resultou em uma proposição didática que apresenta uma estratégia de ensino para os professores ensinarem o tema gases a partir da discussão dos três níveis do conhecimento químico. Esse módulo traz sugestões para quatro encontros com a descrição detalhada de como podem ser desenvolvidas as atividades. Espera-se que, com a aplicação da proposição por outros docentes, estes entendam como podem ser desenvolvidas atividades em que são discutidos os três níveis, utilizando essas estratégias não só para o tema gases, mas para o estudo de outros conteúdos da Química.
Abstract: The motivation to this project arose from the observation of the difficulty in Chemistry teaching-learning process with a view to submicroscopic nature of this Science. In the school context, students are introduced to a different way of understanding the phenomena around them and in most cases, the everyday understanding is quite different from the scientific concepts that are discussed. In case of Chemistry there is also another problem: the impossibility of observing the nature of their object of study, essentially being understood through models. Thus, studies of Johnstone (2006, 2009), Gilbert and Treagust (2009) and many others performed in several countries point out that one way of teaching chemistry in basic education is by discussing the three levels of the chemical knowledge: macroscopic, submicroscopic and representational. According to these works, there is a lack of demarcation of those levels when the phenomena are presented, creating difficulties in learning the concepts. Based on this ideas, it came the need to rethink how to transition between the three levels of the chemical knowledge in order to facilitate understanding of the scientific concepts presented in Chemistry class. For this, a methodology was performed using demonstrative-investigative activities in which experiments were carried out (macroscopic) and from them discussed scientific theories that explain the observed phenomena (submicroscopic) and how the chemistry represents using models, concrete and symbolic (representational). Scientific concepts were discussed from the Vygotsky’s ideias (2001) latter being presented using conceptual system in which the concepts are related to each other so as to be arranged according to different levels of generality and coverage. And to discuss how science represents the observed phenomena using a chemical language, activities were carried out involving models and modeling. The use of this methodology led to very satisfactory results because, with the use of conceptual systems, students have appropriated scientific meanings to the topic addressed, through the activities of models and modeling, managed to represent the phenomena observed using different modes of representation. This research resulted in a didactic proposition that presents a teaching strategy for teacher to teach the subject gases from the discussion of the three levels of the chemical knowledge. This module provides suggestions for eight classes with the detailed description of how the activities can be developed. It is expected that with the implementation of the proposal by other teachers, they understand how they can develop activities in the three levels discussed, using these strategies not only for the theme gases, but for the study of other chemical contents.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19177
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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