http://repositorio.unb.br/handle/10482/19162
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2007_RicardoBaiocchideMacedo.pdf | 10,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Modelo de avaliação de impacto da aprendizagem no nível de resultados organizacionais : preditores relacionados ao indivíduo e ao contexto organizacional |
Autor(es): | Macedo, Ricardo Baiocchi de |
Orientador(es): | Lima, Suzana Maria Valle |
Assunto: | Educação corporativa Aprendizagem organizacional Avaliação de impacto Aprendizagem induzida |
Data de publicação: | 13-Jan-2016 |
Data de defesa: | 24-Dez-2007 |
Referência: | MACEDO, Ricardo Baiocchi de. Modelo de avaliação de impacto da aprendizagem no nível de resultados organizacionais: preditores relacionados ao indivíduo e ao contexto organizacional. 2007. x, 293 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | As organizações vêm empreendendo um esforço substancial para compreender os aspectos determinantes dos resultados empresariais. Pesquisas no campo da Psicologia Organizacional buscam estudar em que medida a aprendizagem induzida, acompanhada de fatores relacionados aos indivíduos, grupos e contexto organizacional podem contribuir para a composição desses resultados. Na mesma direção, pesquisas relacionadas com a Administração buscam evidenciar relações entre a aprendizagem organizacional e resultados organizacionais. Este estudo teve por objetivo investigar um modelo empírico que considera estas duas abordagens teóricas. O modelo de pesquisa buscou investigar relações de variáveis de natureza individual (Características do Empregado, Estratégias de Aprendizagem, Estratégias de Aplicação do Aprendido e Comportamento no Cargo), do contexto organizacional (Características da Organização, Suporte à Transferência e Cultura de Aprendizagem Organizacional) e da aprendizagem induzida (Ação de Educação Corporativa) sobre duas medidas de resultado organizacional: (1) Expansão de Clientes e (2) Evolução do Saldo Gerador de Receita, considerando dois períodos de apuração desses resultados (3 meses e 6 meses decorridos da ação de educação corporativa) em uma instituição pública bancária brasileira. Foram realizados quatro estudos, a fim de se evidenciar variações nos resultados organizacionais, em razão dos objetivos desta investigação. No primeiro estudo, foram comparados resultados organizacionais relativos a grupos de participantes e de não-participantes de uma ação de educação corporativa, a fim de se observar possível influência de aprendizagem induzida ou treinamento sobre as duas variáveis de resultado organizacional. Tal estudo foi conduzido com a utilização de Análise de Variância (ANOVA) com pré-teste e pós-teste, três meses antes e três e seis meses após a ação de educação corporativa. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os grupos, em relação às duas medidas da variável critério, para os três períodos de apuração, revelando impactos diretos da ação de educação sobre as duas medidas de resultado organizacional estudadas. Os três estudos subseqüentes investigaram relações diretas entre o conjunto de variáveis explicativas e as duas medidas de resultado organizacional, três e seis meses após a ação de educação corporativa, tendo considerado, respectivamente, o grupo de participantes, não-participantes e o conjunto total de indivíduos, participantes e não-participantes da ação. Para a realização de tais estudos, foram empregados modelos de regressões lineares padrão. Os resultados evidenciaram relações parciais entre as variáveis estudadas e as duas medidas de resultado, para os três modelos investigados, em ambos os períodos de apuração, indicando que tanto variáveis individuais quanto organizacionais apresentam relações com resultados organizacionais. A medida da variável critério Expansão de Clientes mostrou-se mais associada a variáveis individuais do que aquela de Evolução do Saldo Gerador de Receita, cujas relações observadas se deram apenas com variáveis do contexto organizacional. Além disso, observou-se que, na medida em que o tempo passa, variáveis de contexto assumem um peso preponderante na explicação de ambas as medidas da variável critério. Também foram observadas diferenças importantes entre os resultados obtidos nos três estudos. Os resultados mais significativos foram encontrados no Estudo 4, que mostrou relações entre as variáveis psicológicas dos construtos de Cultura de Aprendizagem Organizacional e Estratégias de Aprendizagem com a medida da variável critério Expansão de Clientes, nos dois períodos de apuração. As implicações teóricas e práticas relativas aos resultados observados são discutidas no corpo desta tese. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Organizations have been devoting substantial effort in understanding the determinant aspects of organizational outcomes. Research in the organizational psychology field aims to study to what extent induced learning (training & development) along with individual, groupal and contextual factors can influence these outcomes. In the same stream, research in the management field aims to identify the relationships between organizational learning and organizational outcomes. This study investigated a model which considers and integrates these two theoretical approaches. This model investigated the associations of individual variables (employee characteristics, learning strategies, learning application and behavior in duty strategies), variables related to the organizational context (organizational characteristics support in transfer of knowledge and organizational learning culture) as well as variables describing induced learning action with two measures of organizational outcomes: (1) Increase in clients portfolio and (2) Evolution of income-generating balance, considering three periods of time (3 months before and three and 6 months after training & development (T&D) oriented toward these specific results) in a public Brazilian banking institution. Four studies were carried out: in the first study (study 1) investigated the differences in the organizational outcomes related to groups both participating and nonparticipating T&D. Such study was conducted using analysis of variance (ANOVA) with pre-testing and post-testing.. The results showed significant differences between the independent variables and two organizational outcomes in all proposed models, in both time frames (3 months before and three and 6 months after training & development (T&D)). These findings show that either individual as contextual variables present significant relationships with organizational outcomes. The proxy for organizational outcomes increase in clients portfolio is the one related to individual and contextual independent variables, while the proxy evolution of income-generating balance is only related to contextual variables. Also, as time goes by, contextual variables are the only ones observed in association with organizational outcomes. There are evidences that induced and not-induced learning related to the studied organizational outcomes are related to different variables. An important finding is related to study 4, which showed significant associations between organizational outcomes (as measured by increase in clients portfolio) and the variables Organizational Learning Culture and Learning Strategies, in both time frames. The theoretical and practical implications related to these results are discussed in this thesis. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2007. |
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